O Blog do Maurício Araya estreia um novo especial: é o Guia de profissões, que vai apresentar as profissões mais procuradas nas áreas de ciência, tecnologia e inovação no Maranhão. Para começar, entretanto, o blog inicia uma série de reportagens sobre o mercado de trabalho. A primeira reportagem da editoria é dedicada à explicação do processo de elaboração de um documento fundamental na hora de se candidatar a um emprego: o currículo. Muitos estudantes – em busca de suas primeiras oportunidades –, estagiários e até profissionais têm dúvidas ao criar seu currículo. É o caso do jornalista e acadêmico do curso de Rádio e TV da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Gustavo Sampaio. Ele acredita que diversas informações contidas no currículo são ignoradas pelas empresas. “Um dos problemas recorrentes na hora de atualizar o currículo é saber quais dos ítens encontrados no documento servirão para empresa X ou Y. O currículo geral serve para nós, mas, em algumas situações, as empresas não veem serventia em seminários, congressos e encontros, por exemplo, e as desconsideram na entrevista”, diz.
Já a acadêmica de Jornalismo, Liliane Cutrim, afirma que, logo que se inseriu no mercado de trabalho, buscou informações sobre como criar um currículo adequadamente. “Desde muito cedo, aos 17 anos, eu comecei a correr em busca de trabalho. Então, logo me interessei por saber fazer um currículo. Eu contei com a ajuda do meu namorado, Mauro Sérgio, que trabalhava em uma LAN house e estava sempre atento às mudanças nos modelos de currículos. Ele me ensinou que nunca se deve colocar dados de documentos, como identidade, CPF, apenas nome, idade, sexo, endereço e telefone. Explicou-me que o currículo deve ser sucinto, colocar o que for de interesse para a área que se pretende trabalhar e não fazer qualquer tipo de apelo emocional. Deve-se especificar a formação estudantil, cursos, experiências profissionais e ter sempre alguém como referência”, diz. Para Liliane, as dicas foram de fundamental importância para a conquista da sua primeira vaga de emprego. “A primeira vez que entreguei um currículo tive a sorte de logo ser chamada. O importante do currículo é fazê-lo de acordo com o local onde se quer trabalhar. Se a pessoa tiver experiência em várias áreas é fundamental colocar no currículo só o que interessa para o cargo pretendido, o empregador não vai perder tempo lendo uma biografia no currículo, logo, devemos ser objetivos e mostrar profissionalismo”, completa.
Documento de apresentação
Há cinco anos trabalhando em recrutamento de profissionais, Rejane Soares*, formada em Administração e especialista em Gestão de Pessoas, já encontrou diversos exemplos de currículo. “O currículo é um documento de apresentação pessoal. Ele vai passar as principais informações da sua carreira profissional, por onde você percorreu, o que você fez, qual foi seu desenvolvimento. Então, ele vai oferecer um histórico profissional”, define a especialista. Segundo ela, o currículo deve ser objetivo, dirigido ao posto a ser conquistado e conter, de preferência, uma página, ou, no máximo, duas. No documento, os candidatos devem destacar suas três experiências mais recentes no mercado de trabalho – especificando o período que passaram nas empresas –, relacionadas à área da nova vaga pretendida.
Não é necessário o candidato especificar números de documentos – identidade, CPF, etc. –, exceto quando o cargo requer essas informações – como é o caso de vagas para motorista, em que o candidato deve informar a categoria da sua carteira de habilitação. Anexar fotos ao currículo, também, é desnecessário. “Hoje, ainda, está se valendo, bastante, o conteúdo do currículo. A foto não vai determinar que você fique na vaga. Se você for uma pessoa com uma aparência bonita e não tiver um conteúdo, não vai determinar, principalmente, para o recrutador que está enxergando, ali, o profissional”, explica.
Caso o candidato esteja buscando oportunidades em outros Estados, ele deve especificar, no currículo, que tem disponibilidade para viajar ou mudar de cidade. “Você está se propondo a mudar caso a empresa se interesse por você”, afirma.
O currículo, também, pode ser enviado por e-mail, desde que seja solicitado ou autorizado pela empresa. Se for enviado por e-mail, o candidato dever o cuidado, no entanto, de exportá-lo no formato “.pdf”, para evitar alterações e manter a veracidade do documento.


5 respostas para “Aprenda a elaborar um bom currículo com dicas de especialista”.
Muito obrigado pela dica mim ajudou muito pra que eu possar elabora um bom curriculum !
[…] ciência, tecnologia e inovação no Maranhão. Na segunda-feira (10), o blog mostrou como é a elaboração de um documento fundamental na hora de se candidatar a um emprego: o currículo. Hoje (11), você vai saber quais os cuidados necessários que você deve ter na internet e em […]
[…] ComentáriosBlog do Mauricio Araya | Saiba como se portar em uma entrevista de emprego em Aprenda a elaborar um bom currículo com dicas de especialistaBlog do Mauricio Araya | Aprenda a elaborar um bom currículo com dicas de especialista em Veja […]
[…] reúne cores do modelo RGB ComentáriosBlog do Mauricio Araya | Aprenda a elaborar um bom currículo com dicas de especialista em Veja quais cuidados os profissionais devem ter nas redes sociaisEquipe brasileira é notícia! […]
Maurício, peço sua ajuda no caso seguinte: preenchi um currículo no site de uma empresa visando o cargo de motorista, os quais, trabalham de camisa social e gravata. No currículo pode-se colocar foto ou não, mas como tem o campo para inserir o ideal é anexar? Essa foto eu devo tirar usando camisa social e gravata? Como deve ser essa foto neste caso? Desde já agradeço pela atenção.