Nesta semana, o Blog do Maurício Araya estreou um novo especial: é o Guia de profissões, que vai apresentar as profissões mais procuradas nas áreas de ciência, tecnologia e inovação no Maranhão. Na segunda-feira (10), o blog mostrou como é a elaboração de um documento fundamental na hora de se candidatar a um emprego: o currículo. Hoje (11), você vai saber quais os cuidados necessários que você deve ter na internet e em perfis nas redes sociais.
Quem dá as dicas é a administradora e especialista em Gestão de Pessoas, Rejane Soares*. Segundo ela, endereços de redes sociais como Twitter, Facebook e LinkedIn podem ser inseridos no currículo, caso o candidato achar relevante. “Se você é um profissional que não tem nada a esconder e acha interessante propagar o que você tem na rede social, é interessante”, diz a especialista. Ainda assim, os recrutadores costumam pesquisar, na internet, informações sobre os candidatos, o que pode ajudar na admissão ou eliminação no processo de seleção para as vagas de emprego. Por isso, todo o cuidado é pouco.
A conduta inadequada, como o uso de palavrões, comentários pejorativos ou uso de “caixa alta” – frases inteiras usando letras maiúsculas – contribuem negativamente para o pretendente ao posto de trabalho. “É muito interessante a rede social para você se comunicar, mas de forma positiva. É uma ferramenta que ajuda você, também, a mostrar seu lado pessoal. Antigamente, a gente não tinha isso”, declara.
Vagas on-line
A internet, quando usada a seu favor, pode estreitar o caminho ao mercado de trabalho. Manter cadastros atualizados em sites de anúncios de currículos – como Catho, Curriculum ou Trabalho Maranhão –, ou redes sociais voltadas para profissionais – como o LinkedIn – é uma atitude recomendada pela recrutadora. Nessas ferramentas, os candidatos podem encontrar, também, novas oportunidades de emprego. Algumas empresas, inclusive, dispensam o recebimento do currículo em papel e buscam profissionais diretamente nesses mecanismos.
No Catho, por exemplo, são mais de 15 mil contratações realizadas por mês, segundo dados da empresa. Atualmente, 280 mil vagas estão disponíveis. Já no LinkedIn, mais de 175 milhões de profissionais em todo o mundo utilizam a ferramenta para compartilhar informações, ideias e oportunidades no mercado de trabalho. Somente no Brasil, são nove milhões de profissionais conectados.


Uma resposta para “Veja quais cuidados os profissionais devem ter nas redes sociais”.
[…] Veja quais cuidados os profissionais devem ter nas redes sociais […]