Já se foi o tempo em que o necessaire masculino de beleza era composto apenas de um pós-barba e, quando muito, um fotoprotetor. Hoje, é cada vez mais comum que os homens barbudos (principalmente) adquiram uma série de produtos de cuidados especiais e, também, acessórios – como o pente de madeira para barbudos.
Você pode até achar que se trata apenas de um cuidado estético, mas há muitos benefícios em ‘domar’ os pelos.
“Pentear a barba é ritual indispensável de todo barbudo que deseja manter fios bem cuidados, já que ajuda a eliminar os pelos fracos e manter apenas os fortes e saudáveis”, afirma Ana Kascher, diretora comercial da Barba Urbana, marca que conta com quatro modelos de pentes de madeira para barba e bigode.
Ela explica as vantagens do acessório:
Menos nós: o pente de madeira é responsável por retirar a eletricidade estática dos fios – e esse é o seu principal benefício. Com isso, ele ajuda a acalmar e domar barba, cabelo e bigode.
“Fios livres de eletricidade estática causam menos nós, tornando-se menos rebeldes à ação de pentear e desembaraçar”, afirma Ana.
Melhora da hidratação: os pentes de madeiras também trazem o benefício de distribuir melhor a oleosidade natural do fio, evitando que se acumulem na raiz.
“Dessa forma, ele evita que a ponta fique seca”, explica.
Retirar resíduos: como a barba fica exposta ao longo do dia a agentes externos e diversas partículas que se aderem às cutículas favorecendo o desgaste do fio, pentear a barba no fim do dia é uma tarefa importante, que permite retirar resíduos acumulados no fio.
“Com o tempo, esses resíduos podem fazer com que o pelo fique danificado, sem brilho e opaco”, diz.

Mas ela faz uma ressalva com relação aos fios molhados, que são altamente vulneráveis aos danos.
“Quando estão úmidos, os fios ficam inchados e muito fragilizados, com mais susceptibilidade à quebra. Portanto evite de pentear sua barba se ela ainda estiver molhada”.

