Nesta foto da sonda Cassini, da Nasa – a agência espacial americana -, o satélite natural Dione parece fatiada em dois pedaços pelos finos anéis de seu planeta, Saturno. A cena foi capturada a apenas 0,02 graus acima do plano dos anéis, em uma quase-perfeição milimétrica.
Dione exibe sua face mais marcante, da região de Cartago Linea, com estrias brilhantes no terreno acidentado da lua, à direita. A cratera Turnus – de tamanho médio, com 97 km de largura – é visível bem visível nesse registro da Cassini.
A imagem foi capturada em luz visível com a câmera de ângulo estreito da sonda Cassini em 25 de dezembro de 2015, adquirida a uma distância de, aproximadamente, 3,7 milhões de quilômetros de Dione.
A sonda Cassini foi lançada ao espaço em 15 de outubro de 1997 e orbitou Saturno por 13 anos, até um mergulho fatídico na atmosfera do planeta, em 15 de setembro de 2017. Entre as descobertas da missão, estão a de zonas potencialmente habitáveis de luas de Saturno e de um oceano subterrâneo em Encélado.
Foto: Nasa/JPL-Caltech/Space Science Institute, via Fotos Públicas


