Atualização: apesar de seguir com a contagem regressiva – até 1 minuto antes do H0 para coleta de dados – e todo o protocolo de lançamento, a falta de condições meteorológicas fez a SpaceX adiar, novamente, a decolagem do Falcon 9 – é a 3ª tentativa fracassada de lançamento dos 57 satélites Starlink; ainda não há nova data de lançamento confirmada.
Nesta quarta-feira, 8 de julho de 2020, às 12h59 (horário de Brasília), a empresa norte-americana de transporte espacial Space Exploration Technologies (SpaceX) lança mais 57 satélites da rede Starlink – de constelações de satélites para disponibilizar internet banda larga em todo o mundo. Pegando carona no Falcon 9 – primeiro foguete reutilizável de classe orbital do mundo, que reduz o custo do acesso ao espaço – 2 satélites da BlackSky, cliente Spaceflight Industries.
Esta é a 3ª tentativa de lançamento, que foi adiado 2 vezes por condições climáticas desfavoráveis à missão; a tentativa mais recente foi em 26 de junho, quando a SpaceX bateria um recorde: o de lançar mais de 180 satélites em um único mês.
O Falcon 9 decola do Complexo de Lançamento 39A (LC-39A) no Kennedy Space Center, na Flórida – Estados Unidos.
Acompanhe a cobertura do lançamento no Twitter:
Foto: SpaceX


