Conhecido por ser uma plataforma que reúne receitas, ideias de decoração e conteúdo do estilo ‘faça você mesmo’, o Pinterest viu crescer, durante a pandemia de Covid-19, as buscas, por parte de seus usuários – chamados pinners -, de inspiração de bem-estar e autocuidado: pesquisas sobre meditação (44%), gratidão (60%) e positividade (42%) saltaram de fevereiro para maio de 2020.
Siga o perfil do Blog do Maurício Araya no Pinterest
Nosso equilíbrio mental foi posto à prova durante o isolamento social. E ainda hoje a situação em todo o mundo exige que lidemos com incerteza, imprevisibilidade, e regras de distanciamento social, além do medo gerado a partir das informações diárias que recebemos. Tivemos que enfrentar as nossas próprias vulnerabilidades, que surgiram com a manifestação de uma variedade de distúrbios físicos, como insônia, falta de apetite e falta de energia. Com a vida fora de casa ainda sendo tão ameaçadora e perigosa, é necessário prestar atenção no nosso mundo interno: exercício, meditação, conexão e discussão sobre as nossas emoções. É importante começar a se familiarizar com essas novas necessidades
Ilaria Merici, psicóloga e psicoterapeuta em Milão, ouvida pelo Pinterest
É uma maneira criativa para se adaptar no período atual, acredita a rede social, que analisou os dados para entender quais tendências de prioridades que permanecerão no restante do ano. Uma dessas tendências encontradas é a procura por atividades de atenção plena (mindful) diante do cenário de imprevisibilidade dos próximos meses: buscas por atividades de alívio do estresse aumentaram 4,7 vezes na plataforma e, no mesmo período, outras pesquisas relacionadas à saúde e bem-estar também subiram:
- rotina matinal produtiva (6x);
- rotina de exercícios em casa (12x);
- rotina de autocuidado à noite (7x);
- diário de gratidão (8x);
- atividades mindfulness para crianças (3x);
- rotina de exercícios para crianças (73%).
Agora ou nunca…
O cenário desafiador e de incerteza também despertam a criatividade e uma ideia de ‘agora ou nunca’, seja pela vontade de planejar uma nova casa, de fazer aquela viagem que nunca fez ou pôr em prática aquele negócios que sempre quis.
Desde o início da pandemia de Covid-19, usuários do Pinterest estão buscando por inspirações relacionadas a começar um novo negócio (35%), e geralmente essas pesquisas só aumentariam no início de um novo ano. Em maio de 2020, os pinners começaram a olhar para o futuro novamente com o aumento das buscas por metas de vida para o futuro (2x), bucket list para vida (65%), metas de família para o futuro (30%) e metas de casa para o futuro (78%).
À medida que a necessidade para retomar o controle de suas vidas aumenta, os usuários projetam a vida que almejam com mais antecedência, conforme as tendências calculadas pela plataforma usando dados de buscas normalizadas comparando 2020 e 2019.
No conforto do lar…
Após permanecer em casa por meses, em pequenos espaços sem acesso ao ar livre, cresceu a vontade por tornar jardins e áreas abertas, mesmo que reduzidas, o ‘coração da casa’: essa é a continuação do tema no conforto do lar, já identificado no relatório Pinterest 100 – em dezembro de 2019 – como uma das tendências para 2020. E a tendência considera, também, o cenário desafiador na economia: buscas por área externa dentro do orçamento (3x), ideias de pátio DIY dentro do orçamento (17x) e oásis no quintal com orçamento limitado (5x) aumentaram.
Cresceu, também, a vontade de organizar um espaço em casa para receber amigos e família: buscas por ideias de bar no jardim (6x), festa Boêmia no jardim (7x), jantar no jardim (36%), fontes de jardim DIY (42x), ideias para um quintal privativo com orçamento reduzido (+75%) apontam as tendências para o cenário pós-pandemia.
Outra tendência é a de criação de espaços dentro de casa para diversão: pesquisas como cozinha para toda família (14x), sala de jogos moderna para crianças (4x), quarto de menina gamer (9x), quarto de jogos para garotos (13x) e ideias para sala de jogos no porão (5x) cresceram no Pinterest.


