Esta é uma bolha de gás, conhecida por NGC 2899 – localizada entre 3 mil e 6,5 mil anos-luz de distância da Terra, na constelação da Vela -, em novo registro feito pelo Very Large Telescope (VLT) – do Observatório Europeu do Sul (ESO). O objeto, que se assemelha muito a uma ‘borboleta espacial’, nunca havia sido fotografado com detalhes tão impressionantes como agora.
As faixas de gás – com temperaturas superiores a 10 mil graus – da NGC 2899 se estendem a partir do seu centro até uma distância máxima de 2 anos-luz, brilhando intensamente em frente das estrelas da Via Láctea.
A elevadas temperaturas dos gases da bolha se dão à enorme quantidade de radiação emitida pela estrela-mãe da nebulosa – que faz com que o gás hidrogênio brilhe em um halo avermelhado ao redor do gás oxigênio (em azul).
Já o formato de borboleta, acreditam os cientistas, se dá porque a nebulosa possuiu 2 estrelas centrais: após uma ter chegado ao fim da sua vida, libertando suas camadas exteriores, a outra estrela está, agora, interferindo com o fluxo de gás, dando origem à estrutura de lóbulos.
Este tipo de forma bipolar é visível em apenas cerca de 10 a 20% das nebulosas planetárias – que, apesar do nome, nada têm a ver com planetas.
Com informações do ESO / Foto: ESO



Uma resposta para “‘Borboleta espacial’ capturada por telescópio”.
Interessante e a imagem é linda de ver!