Ingresso.com
Anúncios

Aliança estelar: Hubble flagra casamento entre galáxias

Localizada a cerca de 200 milhões de anos-luz da Terra, NGC 1614 é resultado de fusão galáctica ativa, que cria uma aparência peculiar.

1–2 minutos
Anúncios
Aliança estelar: Hubble flagra casamento entre galáxias
Anúncios

A NGC 1614, capturada pelo telescópio espacial Hubble – cooperação das agências espaciais americana (Nasa) e europeia (ESA) – é uma galáxia de forma excêntrica, localizada a cerca de 200 milhões de anos-luz da Terra e está situada na constelação Eridanus: ela é o resultado de uma fusão galáctica ativa, que cria sua aparência peculiar, incluindo uma ‘cauda de maré‘.

A colisão cósmica impulsiona um fluxo turbulento de gás interestelar da menor das duas galáxias envolvidas no núcleo da maior, resultando em uma explosão de formação de estrelas, que começou no núcleo e se espalhou lentamente para fora da galáxia.

Devido ao seu passado turbulento e à sua aparência atual, os astrônomos a classificam como uma galáxia peculiar, uma galáxia estelar e uma galáxia infravermelha luminosa. Galáxias infravermelhas luminosas estão entre os objetos mais luminosos do universo local, e a NGC 1614 é, de fato, a segunda galáxia mais luminosa em 250 milhões de anos-luz.

Foto: ESA/Hubble & Nasa, M. Gregg

Gostou do conteúdo? Leia outros destaques; contribua com o debate deixando seu comentário; acompanhe as atualizações pelo canal no WhatsApp; e siga os perfis nas principais redes sociais.

É jornalista ou assessor de imprensa e deseja ter seu conteúdo publicado pelo mauricioaraya.com? Saiba como entrar em contato e incluir dados no seu mailing.

Leia mais

Anúncios

Boletim

Receba notícias no seu e-mail

Editorias: ,
Anúncios

Sobre o autor