Ingresso.com
Anúncios

Tentativas de golpes na internet crescem 63,5% no 1º semestre de 2020; saiba como se proteger

Crescimento se dá pelos novos hábitos impostos pela pandemia de Covid-19; advogado dá dicas de como não cair em golpes virtuais.

2–3 minutos
Anúncios
Tentativas de golpes na internet crescem 63,5% no 1º semestre de 2020; saiba como se proteger
Anúncios

Pagar contas ou fazer compras: a pandemia de Covid-19 transformou hábitos. O ambiente digital passou a fazer parte do nosso dia a dia. E se, por um lado, não sair de casa garante certa segurança, reduzindo riscos de contaminação, por outro, transações on-line podem se tornar verdadeira ameaça aos usuários da rede. De acordo com levantamento da ClearSale, as tentativas de golpes cresceram 63,5% em no primeiro semestre de 2020, comparado a igual período de 2019.

Os cybercriminosos sabem que mais pessoas estão em casa, utilizando a internet a maior parte do dia para trabalhar, estudar ou mesmo para lazer. Por isso, utilizam suas diversas táticas para parecerem cada vez mais convincentes e atrair as vítimas

Dane Avanzi, advogado especialista em telecomunicações

No Dia dos Pais, o faturamento do comércio eletrônico no Brasil foi de R$ 3,5 bilhões, alta de 41% comparado a 2019, segundo dados da Ebit Nielsen. Esse crescimento aponta para a urgência de os lojistas garantirem ambientes mais seguros para os usuários, afirma Avanzi. O requisito mínimo para que um site seja considerado seguro é a implementação do protocolo de transferência de hipertexto seguro, o HTTPS – usado para evitar que uma informação transmitida entre o cliente e o servidor seja visualizada por terceiros -, sobre uma camada adicional de segurança que utiliza o protocolo SSL/TLS.

Essa camada adicional permite que os dados sejam transmitidos por meio de uma conexão criptografada e que se verifique a autenticidade do servidor e do cliente por meio de certificados digitais

Uma dica é procurar a existência de um cadeado na barra de endereços do navegador.

Como se proteger dos golpes virtuais

De uma forma geral, um dos tipos mais comuns de golpe é o phishing: o primeiro contato chega por e-mail ou mensagem de texto no celular, com um link que redireciona o usuário para um site mal intencionado. A identidade visual é muito parecida com o site oficial: pode se tratar de um banco, um e-commerce, sites governamentais, entre outros. A partir daí, o internauta é orientado a fornecer seus dados pessoais com algum objetivo, como recuperar uma senha. É aí que os dados são roubados, e podem ser usados pelos criminosos para enganar outras pessoas ou cometer outros crimes.

Veja algumas dicas para se proteger de golpes virtuais:

  • Não abra links desconhecidos;
  • Nunca forneça suas informações pessoais em sites e aplicativos pouco familiares;
  • Desconfie de e-mails de desconhecidos e com assuntos apelativos
  • Cuide muito bem das suas senhas;
  • Mantenha atualizados seu sistema, antivírus e firewall;
  • Procure sempre os canais oficiais das instituições para tratar de qualquer assunto ligado a questões financeiras;
  • Quando for fazer compras on-line, inicie sempre a operação na página inicial da instituição;
  • Dê preferência aos e-commerce mais consagrados e tradicionais; esses, geralmente, dispõem de bons preços, boa logística e estrutura de segurança sólida.

Gostou do conteúdo? Leia outros destaques; contribua com o debate deixando seu comentário; acompanhe as atualizações pelo canal no WhatsApp; e siga os perfis nas principais redes sociais.

É jornalista ou assessor de imprensa e deseja ter seu conteúdo publicado pelo mauricioaraya.com? Saiba como entrar em contato e incluir dados no seu mailing.

Leia mais

Anúncios

Boletim

Receba notícias no seu e-mail

Editorias: , ,
Anúncios

Sobre o autor