Ingresso.com
Anúncios

Telescópio Hubble captura remanescente de supernova

Apresentado nesta imagem do telescópio espacial Hubble está um ‘cadáver’ gasoso em expansão – um remanescente de supernova – conhecido como 1E 0102.2-7219. É o remanescente de uma estrela que explodiu há muito tempo na Pequena Nuvem de Magalhães, uma galáxia satélite da nossa Via Láctea localizada a cerca de 200 mil anos-luz de distância. …

1–2 minutos
Anúncios
Anúncios

Apresentado nesta imagem do telescópio espacial Hubble está um ‘cadáver’ gasoso em expansão – um remanescente de supernova – conhecido como 1E 0102.2-7219. É o remanescente de uma estrela que explodiu há muito tempo na Pequena Nuvem de Magalhães, uma galáxia satélite da nossa Via Láctea localizada a cerca de 200 mil anos-luz de distância. 

Telescópio Hubble captura remanescente de supernova

Como os nós gasosos neste remanescente de supernova estão se movendo em diferentes velocidades e direções da explosão da supernova, aqueles que se movem em direção à Terra são coloridos de azul nesta composição e os que se afastam são mostrados em vermelho.

Esta nova imagem do Hubble mostra essas fitas de gás se afastando do local da explosão a uma velocidade média de 3,2 milhões de quilômetros por hora. Nessa velocidade, você poderia viajar para a Lua e voltar em 15 minutos. 

Foto: Nasa, ESA e J. Banovetz e D. Milisavljevic (Purdue University)

Gostou do conteúdo? Leia outros destaques; contribua com o debate deixando seu comentário; acompanhe as atualizações pelo canal no WhatsApp; e siga os perfis nas principais redes sociais.

É jornalista ou assessor de imprensa e deseja ter seu conteúdo publicado pelo mauricioaraya.com? Saiba como entrar em contato e incluir dados no seu mailing.

Leia mais

Anúncios

Boletim

Receba notícias no seu e-mail

Editorias: , , ,
Anúncios

Sobre o autor