Ingresso.com
Anúncios

Hubble flagra dupla dinâmica e deslumbrante de galáxias

Uma colisão cósmica cataclísmica é retratada no centro desta imagem obtida pelo telescópio espacial Hubble, da Nasa/ESA: trata-se do par de galáxias IC 1623, a cerca de 275 milhões de anos-luz de distância na constelação de Cetus. As galáxias estão nos estágios finais de fusão, e os astrônomos esperam que um poderoso influxo de gás…

1–2 minutos
Anúncios
Anúncios

Uma colisão cósmica cataclísmica é retratada no centro desta imagem obtida pelo telescópio espacial Hubble, da Nasa/ESA: trata-se do par de galáxias IC 1623, a cerca de 275 milhões de anos-luz de distância na constelação de Cetus.

As galáxias estão nos estágios finais de fusão, e os astrônomos esperam que um poderoso influxo de gás acione uma explosão frenética de formação de estrelas na galáxia compacta resultante.

Hubble flagra dupla dinâmica e deslumbrante de galáxias

Agora, isso me parece familiar… o Hubble capturou IC 1623 em 2008 usando dois filtros em comprimentos de onda ópticos e infravermelhos da Advanced Camera for Surveys (ACS). Essa imagem incorpora dados da Wide Field Camera 3 e combina observações feitas em oito filtros abrangendo comprimentos de onda infravermelho a ultravioleta para revelar os detalhes mais finos de IC 1623.

Observações futuras do par de galáxias com o telescópio espacial James Webb vão ajudar a revelar, ainda mais, os processos que alimentam a formação de estrelas em ambientes como o IC 1623.

Foto: ESA/Hubble e Nasa, R. Chandar, via Fotos Públicas

Gostou do conteúdo? Leia outros destaques; contribua com o debate deixando seu comentário; acompanhe as atualizações pelo canal no WhatsApp; e siga os perfis nas principais redes sociais.

É jornalista ou assessor de imprensa e deseja ter seu conteúdo publicado pelo mauricioaraya.com? Saiba como entrar em contato e incluir dados no seu mailing.

Leia mais

Anúncios

Boletim

Receba notícias no seu e-mail

Editorias: , , ,
Anúncios

Sobre o autor