Ingresso.com
Anúncios

Ariane 6: complexo de lançamento é inaugurado em espaçoporto europeu

Foi inaugurado o novo complexo de lançamento do próximo foguete Ariane 6, no espaçoporto de Kourou, Guiana Francesa. É um novo marco para a agência espacial europeia (ESA), que avança com os testes finais para a primeira campanha de lançamento do novo veículo de lançamento, que substitui o Ariane 5. Disponível em duas versões, com dois…

1–2 minutos
Anúncios
Anúncios

Foi inaugurado o novo complexo de lançamento do próximo foguete Ariane 6, no espaçoporto de Kourou, Guiana Francesa. É um novo marco para a agência espacial europeia (ESA), que avança com os testes finais para a primeira campanha de lançamento do novo veículo de lançamento, que substitui o Ariane 5. Disponível em duas versões, com dois ou quatro propulsores, o Ariane 6 vai oferecer mais desempenho e flexibilidade que seu antecessor.

O projeto do novo complexo de lançamento reúne todo o conhecimento obtido nas missões Ariane, Vega e Soyuz. A plataforma de lançamento possui 28,5 metros de profundidade por 200 metros de largura, concretada com volume equivalente a 67 piscinas olímpicas; no centro, a mesa de lançamento pesa 700 toneladas, com quatro metros de altura, 20 metros de comprimento e 18 metros de largura; já a torre de montagem do foguete, ou pórtico móvel, possui 90 metros de altura por 50 metros de largura, pesando 8,2 mil toneladas – mil a mais que a Torre Eiffel, na França – com retração de 140 metros. 

Ariane 6: complexo de lançamento é inaugurado em espaçoporto europeu

O núcleo do Ariane 6 e os estágios superiores são integrados horizontalmente dentro do prédio de montagem do veículo lançador – com 20 metros de altura, 112 metros de comprimento e 41 metros de largura – e preparados para o lançamento na zona de lançamento, distante cerca de 1 km. Esse modelo, segundo a ESA, reduz custos e oferece mais flexibilidade na montagem do foguete.

Ariane 6: complexo de lançamento é inaugurado em espaçoporto europeu

Os sistemas do complexo de lançamento estão em fase de qualificação: o sistema de dilúvio e instalações terrestres da energia acústica já foram testados; e a desconexão dos sistemas fluídicos que havia sido testada na França, agora está sendo testada na plataforma de lançamento. Um mockup, uma maquete, do Ariane 6 foi usado para testar os equipamentos, para que as equipes possam praticar todas as manobras envolvidas na campanha de lançamento.

Outros testes combinados entre o lançador e a base de lançamento estão em andamento.

Com informações da ESA / Fotos: ESA/CNES/Arianespace e ESA/S. Corvaja

Gostou do conteúdo? Leia outros destaques; contribua com o debate deixando seu comentário; acompanhe as atualizações pelo canal no WhatsApp; e siga os perfis nas principais redes sociais.

É jornalista ou assessor de imprensa e deseja ter seu conteúdo publicado pelo mauricioaraya.com? Saiba como entrar em contato e incluir dados no seu mailing.

Leia mais

Anúncios

Boletim

Receba notícias no seu e-mail

Editorias: ,
Anúncios

Sobre o autor