A equipe do telescópio espacial James Webb – que vai complementar as descobertas feitas pelo telescópio espacial Hubble – está trabalhando em um problema de comunicação entre o observatório e o sistema do Ariane 5, foguete que vai colocar o equipamento em órbita. Com isso, o lançamento, que estava previsto para este sábado (11), foi adiado – preliminarmente – para a véspera de Natal, 24 de dezembro, sexta-feira.
O lançamento ocorre do complexo europeu instalado na Guiana Francesa. O Webb já foi içado a cerca de 40 m de altura e manobrado ao topo do Ariane 5. O próximo passo é encapsular o Webb dentro da carenagem especialmente adaptada do foguete.
O telescópio espacial James Webb será o maior e mais poderoso telescópio já lançado ao espaço. Como parte de um acordo de colaboração internacional, a agência espacial europeia (ESA) fornece o serviço de lançamento do telescópio usando o veículo lançador Ariane 5. Webb é uma parceria internacional entre a ESA, a agência espacial americana (Nasa) e a agência espacial canadense (CSA).
Com informações da ESA / Foto: ESA

