Ingresso.com
Anúncios

Missão Artemis I: Orion tira foto da Lua em aproximação

A espaçonave Orion, da missão Artemis I – de retorno da humanidade à Lua –, acionou, nesta segunda-feira (21), seu propulsor principal para dar a volta no satélite natural da Terra, apenas cinco dias após a decolagem do Centro Espacial Kennedy, na Flórida (Estados Unidos). O Módulo de Serviço Europeu – com duas ‘asas solares’…

1–2 minutos
Anúncios
Anúncios

A espaçonave Orion, da missão Artemis I – de retorno da humanidade à Lua, acionou, nesta segunda-feira (21), seu propulsor principal para dar a volta no satélite natural da Terra, apenas cinco dias após a decolagem do Centro Espacial Kennedy, na Flórida (Estados Unidos). O Módulo de Serviço Europeu – com duas ‘asas solares’ de sete metros de comprimento, fornecido pela agência espacial europeia (ESA) – está alimentando a Orion ao redor da Lua, e vice-versa, fornecendo propulsão, controle de temperatura, eletricidade, bem como armazenamento e entrega de suprimentos essenciais, como combustível, água e ar.

A primeira missão Artemis é de teste e não tripulada, fornecendo dados e o ambiente adequado para, nas próximas missões, enviar astronautas com segurança para a Lua. Em ‘voo de Cruzeiro’, a Orion está a pouco mais de 130 km da superfície lunar, como mostra seu registro feito da Lua.

Missão Artemis I: Orion tira foto da Lua em aproximação
Missão Artemis I: Orion tira foto da Lua em aproximação
Nasa

Agora, a espaçonave segue em direção à órbita lunar e vai usar a gravidade do satélite natural para economizar combustível.

Nave Orion entra na órbita lunar no dia 25 de novembro
Nave Orion entra na órbita lunar no dia 25 de novembro
Nasa

Dentro da cápsula da tripulação, vários experimentos estão sendo feitos, incluindo um manequim, do centro aeroespacial alemão (DLR), que testa um colete de radiação que os astronautas poderão usar para proteção durante tempestades solares nas próximas missões.

A Orion entrará, oficialmente, na órbita lunar em seu 10º dia de voo, ou seja, dia 25 de novembro, quando o módulo dispara seus propulsores para ‘frear’ a espaçonave. No dia 11 de dezembro, a missão encerra seus trabalhos com um mergulho da Orion no Oceano Pacífico.

Com informações da ESA

Gostou do conteúdo? Leia outros destaques; contribua com o debate deixando seu comentário; acompanhe as atualizações pelo canal no WhatsApp; e siga os perfis nas principais redes sociais.

É jornalista ou assessor de imprensa e deseja ter seu conteúdo publicado pelo mauricioaraya.com? Saiba como entrar em contato e incluir dados no seu mailing.

Leia mais

Anúncios

Boletim

Receba notícias no seu e-mail

Editorias: , , , ,
Anúncios

Sobre o autor