Ingresso.com
Anúncios

Exposição excessiva a telas acelera riscos de problemas oculares

As telas estão presentes em quase todos os momentos da nossa rotina. No trabalho, nas escolas, universidades e nos momentos de lazer, a tecnologia se faz presente por meio da tela de computadores, celulares, tablets, kindles e outros. Essa exposição frequente e contínua à iluminação artificial dos aparelhos eletrônicos pode ser responsável por exemplo, a…

1–2 minutos
Anúncios
Anúncios

As telas estão presentes em quase todos os momentos da nossa rotina. No trabalho, nas escolas, universidades e nos momentos de lazer, a tecnologia se faz presente por meio da tela de computadores, celulares, tablets, kindles e outros. Essa exposição frequente e contínua à iluminação artificial dos aparelhos eletrônicos pode ser responsável por exemplo, a progressão da miopia em crianças e adolescentes.

Uma das principais complicações resultadas pela exposição às telas é o ressecamento dos olhos, ou ‘olhos secos‘, como é conhecido popularmente, de acordo com Jovanni Gomes, médico oftalmologista do Núcleo do Oftalmologia. “Ao olharmos para telas tendemos a piscar menos vezes do que o normal. O olho acaba ficando menos lubrificado do que deveria, causando sensação de ardência, desconforto e cansaço”, explica o especialista.

Exposição excessiva a telas acelera riscos de problemas oculares
Exposição excessiva a telas acelera riscos de problemas oculares
Ron Lach/Pexels

Já em crianças, o profissional discorre que a intensa exposição dos olhos aos aparelhos com telas pode levar ao desenvolvimento e agravamento de casos de miopia nas crianças. “As telas podem causar alterações no globo ocular, que provocam a miopia. Em alguns casos, a exposição à luz artificial pode piorar da miopia, tornando o quadro irreversível”, pontua o doutor Jovanni.

O uso diário de telas recomendado pode variar de acordo com a idade, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). A instituição recomenda ainda que crianças menores de dois anos não sejam expostas aos aparelhos com tela. Já a Sociedade Brasileira de Oftalmologia discorre que se o uso de telas ultrapassar quatro horas diárias, deve-se ser feitas pequenas pausas com o objetivo de evitar a intensificação do desconforto visual.

Núcleo de Oftalmologia/Capuchino Press

Gostou do conteúdo? Leia outros destaques; contribua com o debate deixando seu comentário; acompanhe as atualizações pelo canal no WhatsApp; e siga os perfis nas principais redes sociais.

É jornalista ou assessor de imprensa e deseja ter seu conteúdo publicado pelo mauricioaraya.com? Saiba como entrar em contato e incluir dados no seu mailing.

Leia mais

Anúncios

Boletim

Receba notícias no seu e-mail

Editorias: ,
Anúncios

Sobre o autor