A missão ESA/Jaxa BepiColombo fez, nesta segunda-feira, 19 de junho, o seu terceiro de seis sobrevoos com assistência de gravidade em Mercúrio, tirando imagens de uma cratera de impacto recém-nomeada, bem como curiosidades tectônicas e vulcânicas enquanto ajusta sua trajetória para entrar na órbita do planeta em 2025.
A aproximação mais próxima ocorreu às 16h34 (horário de Brasília), cerca de 236 km acima da superfície do planeta, no lado noturno do planeta. “Tudo correu muito bem com o sobrevoo e as imagens das câmeras de monitoramento tiradas durante a fase de aproximação do sobrevoo foram transmitidas para o solo”, disse Ignacio Clerigo, gerente de operações da BepiColombo.

Durante o ‘encontro’, uma câmera de monitoramento capturou dezenas de imagens do planeta rochoso. Três delas, revelam a abundância de características geológicas visíveis, incluindo uma cratera recém-batizada de ‘Manley, em homenagem à artista jamaicana Edna Manley (1900-1987) .
“A superfície repleta de crateras de Mercúrio registra uma história de 4,6 bilhões de anos de bombardeio de asteroides e cometas, que, juntamente com curiosidades tectônicas e vulcânicas únicas, ajudará os cientistas a desvendar os segredos do lugar do planeta na evolução do Sistema Solar”, diz o pesquisador da Agência Espacial Europeia (ESA) e cientista planetário Jack Wright.
O próximo sobrevoo da BepiColombo ocorre em 5 de setembro de 2024.

