Ingresso.com
Anúncios

68% dos brasileiros consomem podcast, mostra pesquisa da ESPM

Uma pesquisa do Núcleo de Marketing e Consumer Insights (NUMA) formado por professores e alunos da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), avaliou que 68% dos respondentes afirmam consumir algum tipo de podcast. O objetivo da pesquisa foi identificar as motivações para o consumo deste produto audiovisual atualmente. Para Helder Haddad, a pandemia ajudou…

1–2 minutos
Anúncios
Anúncios

Uma pesquisa do Núcleo de Marketing e Consumer Insights (NUMA) formado por professores e alunos da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), avaliou que 68% dos respondentes afirmam consumir algum tipo de podcast. O objetivo da pesquisa foi identificar as motivações para o consumo deste produto audiovisual atualmente.

Para Helder Haddad, a pandemia ajudou a aumentar o número de consumidores de podcast. Veio a necessidade de procurar alternativas para passar o tempo. Dos 68% que consomem o formato, 28% o fazem há um ou dois anos e 67% costumam ouvir uma ou duas vezes na semana, diz.

Segundo a pesquisa, estudar e aprender algo novo foi mencionado como um dos principais motivos para que o consumo de podcasts aumentasse gradativamente. Dentre os diversos formatos de podcast, os mais consumidos são os de bate-papo, com uma porcentagem de 58%, seguido por os de entrevista com 16% e jornalístico com 11%.

Preferências dos ouvintes

Entre os jovens de 18 a 25 anos, 36% preferem podcasts de até uma hora, enquanto 29% afirmam que a duração adequada é de duas horas, no máximo. Em geral, o gênero que mais chama a atenção do público é o humor, com uma porcentagem de ouvintes correspondente a 65% do público feminino e 35% do masculino. Os podcasts sobre crimes e suspenses também chamam mais atenção do público feminino, que corresponde a 75% dos ouvintes. Em contrapartida, podcasts com temas sobre negócios têm 65% dos consumidores sendo do público masculino.

Temas como tecnologia, educação, arte, moda e história correspondem a até 5% do interesse do público, enquanto temas como ciência, negócios, cultura e esportes correspondem a 10%. Além disso, a pesquisa do NUMA aponta que a maior parte dos respondentes preferem ouvir podcasts gravados, em seu tempo livre e pelo próprio celular. Entre os podcasts mais consumidos estão o Pod Delas, Pod Pah, Flow, Podcats e Café da Manhã.

Por fim, do ponto de vista da flexibilidade que os podcasts promovem ao público, 21% dos respondentes colocam como vantagem conseguir ouvir podcasts enquanto realizam outras tarefas.

Gostou do conteúdo? Leia outros destaques; contribua com o debate deixando seu comentário; acompanhe as atualizações pelo canal no WhatsApp; e siga os perfis nas principais redes sociais.

É jornalista ou assessor de imprensa e deseja ter seu conteúdo publicado pelo mauricioaraya.com? Saiba como entrar em contato e incluir dados no seu mailing.

Leia mais

Anúncios

Boletim

Receba notícias no seu e-mail

Editorias: , ,
Anúncios

Sobre o autor