Ingresso.com
Anúncios

Webb surpreende com imagem inédita em alta definição de remanescente de supernova

A nova imagem do telescópio espacial James Webb é um presente de uma estrela do passado: na luz infravermelha, a remanescente de supernova Cassiopeia A (Cas A) se assemelha a um ‘enfeite brilhante’. Com sua visão poderosa, o telescópio Webb detecta as menores nuances de enxofre, oxigênio, argônio e gás neon dos restos da estrela.…

1–2 minutos
Anúncios
Anúncios

A nova imagem do telescópio espacial James Webb é um presente de uma estrela do passado: na luz infravermelha, a remanescente de supernova Cassiopeia A (Cas A) se assemelha a um ‘enfeite brilhante’. Com sua visão poderosa, o telescópio Webb detecta as menores nuances de enxofre, oxigênio, argônio e gás neon dos restos da estrela. Escondidos no gás, estão poeira e moléculas que eventualmente se tornarão parte de novas estrelas e planetas.

Telescópio Webb surpreende com imagem inédita em alta definição da remanescente de supernova Cassiopeia Aveja a imagem em alta definição
Nasa, ESA, CSA, STScI, D. Milisavljevic (Universidade de Purdue), T. Temim (Universidade de Princeton), I. De Looze (Universidade de Ghent)

No canto inferior direito, está o que os cientistas apelidaram de Baby Cas A, uma versão minúscula da própria Cas A. Baby Cas A é um ‘eco’ de luz: a luz da supernova atingiu e está aquecendo a poeira distante nesta ‘bolha’. Embora Baby Cas A pareça muito próximo de Cas A, na verdade está cerca de 170 anos-luz atrás do remanescente da supernova.

Gostou do conteúdo? Leia outros destaques; contribua com o debate deixando seu comentário; acompanhe as atualizações pelo canal no WhatsApp; e siga os perfis nas principais redes sociais.

É jornalista ou assessor de imprensa e deseja ter seu conteúdo publicado pelo mauricioaraya.com? Saiba como entrar em contato e incluir dados no seu mailing.

Leia mais

Anúncios

Boletim

Receba notícias no seu e-mail

Editorias: , , , ,
Anúncios

Sobre o autor