Ingresso.com
Anúncios

Projeto criado por estudantes maranhenses amplia experiência de deficientes auditivos nos cinemas

Dez alunos da Escola Municipal Coração de Jesus, de Santo Antônio dos Lopes (MA), vão apresentar, em uma competição nacional de robótica, em Brasília, o protótipo de um aparelho que ajuda a ampliar a experiência de deficientes auditivos nas salas de cinema. A instituição de ensino conta com o apoio da Eneva, que atua no…

1–2 minutos
Anúncios
Anúncios

Dez alunos da Escola Municipal Coração de Jesus, de Santo Antônio dos Lopes (MA), vão apresentar, em uma competição nacional de robótica, em Brasília, o protótipo de um aparelho que ajuda a ampliar a experiência de deficientes auditivos nas salas de cinema. A instituição de ensino conta com o apoio da Eneva, que atua no Estado na produção de gás natural e produção de energia.

A equipe Ecoje Sal foi finalista no Torneio Sesi de Robótica Regional Maranhão, em janeiro, e apresentará um projeto inédito. Trata-se de um colete de baixo custo, com 14 pequenos motores, que emitem vibrações e estímulos conforme o decibel do som ambiente captado pelos sensores.

Projeto criado por estudantes maranhenses amplia experiência de deficientes auditivos nos cinemas
Eneva (cortesia)

Os idealizadores do equipamento embarcaram esta semana para o Distrito Federal. Lá, eles participarão do torneio de robótica First Lego League Challenge (FLL), etapa classificatória para o mundial de robótica da First, que ocorrerá nos Estados Unidos. O evento desafia estudantes a buscarem soluções para problemas do dia a dia da sociedade moderna.

A invenção visa propiciar a esse público novas sensações com base nas ondas produzidas pelas trilhas sonoras e cenas dos filmes nos cinemas, e com um baixo custo, já que utilizamos materiais simples, comentou Vinícius Nascimento, professor responsável pela equipe.

A Escola Coração de Jesus foi escolhida por apresentar o melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) – em sua divulgação mais recente, em 2021. Desde 2022, a instituição recebe patrocínio da Eneva. Os jovens também integram o Prototipando Sonhos, projeto inovador que leva treinamento, material, concessão de bolsas de iniciação científica e robótica a estudantes.

Desde que a Eneva iniciou a operação na região, houve avanços em indicadores socioeconômicos em Santo Antônio dos Lopes e entorno. A educação é a maior ferramenta de empoderamento de indivíduos e a forma mais sistemática de alcançar equidade numa sociedade. Através do apoio ao Torneio Sesi de Robótica contribuímos para um processo de aprendizagem que cria caminhos para futuros brilhantes – para crianças, comunidades, países e regiões, comentou Flávia Heller, diretora-executiva de estratégia e ESG da Eneva.

Gostou do conteúdo? Leia outros destaques; contribua com o debate deixando seu comentário; acompanhe as atualizações pelo canal no WhatsApp; e siga os perfis nas principais redes sociais.

É jornalista ou assessor de imprensa e deseja ter seu conteúdo publicado pelo mauricioaraya.com? Saiba como entrar em contato e incluir dados no seu mailing.

Leia mais

Anúncios

Boletim

Receba notícias no seu e-mail

Editorias: , , ,
Anúncios

Sobre o autor