Ingresso.com
Anúncios

Oficina e cortejo do Maracatu Quebra-Baque celebram 20 anos do grupo pernambucano em São Luís

Programação conta com oficina de três horas de percussão em material reciclável e cortejo aberto ao público.

2–3 minutos
Anúncios
Oficina e cortejo do Maracatu Quebra-Baque celebram 20 anos do grupo pernambucano em São Luís
Anúncios

O projeto Quebra-Baque – 20 Anos – Pelos Trilhos da Vale, celebra os 20 anos de trajetória do grupo pernambucano Quebra-Baque. A circulação é apresentada pelo Ministério da Cultura (MinC), com patrocínio do Instituto Cultural Vale (ICV), por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e é uma realização da Atos Produções Artísticas, de Recife.

Oficina e cortejo do Maracatu Quebra-Baque celebram 20 anos do grupo pernambucano em São Luís

A cada cidade por que passar, será realizada uma oficina de três horas de percussão em material reciclável – com tradução simultânea em Língua Brasileira de Sinais (Libras) – e um cortejo aberto ao público. O Quebra-Baque inicia a circulação por São Luís, no próximo dia 10 de abril, e depois o grupo vai ao Pará (Parauapebas, dias 12 e 13; Marabá, 16 e 17; e a capital Belém, 19 e 20). Toda a programação é gratuita.

Quebra-Baque – 20 Anos – Pelos Trilhos da Vale

Artistas: Grupo de Percussão Maracatu Quebra-Baque;
Quando: 10 de abril, às 9h (oficina) e 18h (cortejo);
Onde: Convento das Mercês (rua da Palma, DesterroSão Luís);
Ingressos: programação gratuita.

A oficina ensina a transformar material reciclável em instrumentos de percussão. O material é fornecido pelo projeto aos inscritos (basta chegar ao local com meia hora de antecedência) e alunos da oficina participam do cortejo a cada cidade visitada. O projeto alia entretenimento, formação de plateia, educação musical e ambiental, envolvendo crianças e adolescentes de escolas públicas.

O Grupo de Percussão Maracatu Quebra-Baque está em atividade desde 2003 e por suas fileiras já passaram mais de 900 pessoas. Apesar do gênero musical genuinamente pernambucano que lhe dá nome, o grupo tem sido importante no resgate de ritmos tradicionais como coco de roda, caboclinho, xaxado e ciranda, além do maracatu.

Oficina e cortejo do Maracatu Quebra-Baque celebram 20 anos do grupo pernambucano em São Luís

O Quebra-Baque foi fundado por Tarcísio Resende, um dos mais destacados percussionistas da cena pernambucana, autor dos livros Batuque Book Maracatu, Batuque Book Cacoclinho e Batuque Book Forró, frutos de sua pesquisa voltada a ritmos da cultura popular de Pernambuco.

O grupo tem se mostrado um importante veículo de inclusão sociocultural através da música, além de ser responsável também pela difusão de ritmos pernambucanos no Brasil e no mundo – já tendo se apresentado em países como Áustria e França. Os ensaios regulares do grupo acontecem sempre no segundo semestre, aos sábados, na rua Tomazina, nº 129, no bairro do Recife Antigo.

Em São Luís, a oficina ocorre dia 10 (quarta-feira), às 9h, no auditório do Convento das Mercês (rua da Palma, Desterro); o cortejo tem início às 18h, com concentração também no Convento das Mercês.

Gostou do conteúdo? Leia outros destaques; contribua com o debate deixando seu comentário; acompanhe as atualizações pelo canal no WhatsApp; e siga os perfis nas principais redes sociais.

É jornalista ou assessor de imprensa e deseja ter seu conteúdo publicado pelo mauricioaraya.com? Saiba como entrar em contato e incluir dados no seu mailing.

Leia mais

Anúncios

Boletim

Receba notícias no seu e-mail

Editorias: ,
Anúncios

Sobre o autor