Mocinhas de Jane Austen e investigadores corajosos podem ser os personagens que ajudaram a definir a literatura inglesa do Século 19, mas Miss Scarlet & the Duke, série que estreia no Film&Arts nesta segunda-feira, 8 de abril, às 22h, tem como missão desconstruir esses estereótipos: a heroína da história não tem interesse em seguir os costumes vitorianos, mas sim em se tornar uma detetive famosa.
Na série, Kate Phillips (Peaky Blinders e The Crown) interpreta Eliza Scarlet, uma jovem que, após a morte do pai, decide continuar o trabalho dele no comando de uma agência de investigação de homicídios. Independente e destemida, ela rejeita as expectativas da sociedade da época – que espera que mulheres se casem com um homem rico e sejam donas de casa bem-comportadas – e parte em busca de desvendar assassinatos cada vez mais frequentes na mesma sociedade londrina que deu origem a Jack, o Estripador.
O elenco conta, ainda, com as atuações de Stuart Martin (Medici: Masters of Florence) no papel de William Wellington, um inspetor da Scotland Yard que será um mentor para Eliza, e Andrew Gower (Outlander) como Rupert Parker, um integrante da elite inglesa com quem a protagonista desenvolverá uma amizade especial.
Miss Scarlet & the Duke reúne os elementos clássicos de drama e suspense da era vitoriana – mas um plot twist a torna única: a insistência da heroína em construir a sua reputação e ganhar respeito em uma profissão que não é vista como ‘coisa de mulher’.
A primeira das quatro temporadas da série estreia nesta segunda-feira, no Film&Arts. O canal transmite ainda reprises dos episódios anteriores aos domingos, às 21h.


