Ao longo de 15 anos, muitas histórias foram contadas – por várias vozes, em muitos espaços, em cantos diversos do país. E após uma trajetória de sucesso de público em São Luís e Belém, o grupo maranhense Xama Teatro apresentará em Fortaleza, no Ceará, a programação especial de comemoração aos 15 anos de atividade do premiado coletivo, por meio do projeto O Teatro Te Xama: 15 anos em 15 dias. As ações – entre elas, atividades formativas, espetáculos e narração de histórias -, contam com patrocínio do Instituto Cultural Vale, através da Lei de Incentivo à Cultura do governo federal.
Com início no próximo dia 9 de maio, quinta-feira, a temporada em Fortaleza será realizada até o dia 17 de maio, com uma programação totalmente gratuita e aberta a todos os públicos, em dois locais da capital cearense: no Porto Iracema das Artes – na rua Dragão do Mar, nº 160, praia de Iracema – e no Teatro Dragão do Mar – rua Dragão do Mar, nº 81, também na praia de Iracema.
Coordenado por atrizes maranhenses e com uma trajetória de sucesso no território nacional desde 2008, o grupo Xama Teatro já circulou por todos os Estados do Brasil, foi premiado nos principais editais culturais do país e é conhecido e respeitado pela arte de narrar histórias a partir da construção conjunta de texto e cena.
Em 2024, o projeto O Teatro Te Xama: 15 anos em 15 dias foi iniciado no último mês de março, em São Luís – no mês seguinte, a programação especial encantou o público de Belém, no Pará. Para a atriz e professora Gisele Vasconcelos, integrante do grupo, a expectativa é de grandes momentos de trocas artísticas com o público de Fortaleza.
“Em Fortaleza, onde há um fluxo maior de festivais, a gente pretende trocar figurinhas com o público, para que possam sentir a essência do [grupo] Xama Teatro. Ir para o Ceará é uma maneira de estarmos em locais onde possamos convidar pessoas para reconhecer a nossa arte. Nossa expectativa é de realmente trazer nossa produção para o maior público possível, repetindo o sucesso que conseguimos em São Luís e Belém“
O projeto pretende alcançar um público de, aproximadamente, 3 mil pessoas nos três Estados.
O retorno das produções de iniciativas de incentivo à cultura brasileira em 2023 abriu possibilidades para que pudessem circular em regiões brasileiras apresentando a versatilidade e inventividade características do grupo maranhense, pontua a dramaturga, atriz e diretora do Xama Teatro, Nicolle Machado.
“Este projeto [O Teatro Te Xama: 15 anos em 15 dias] visa notabilizar a cultura Norte-Nordeste do país. É preciso difundir as práticas das artes cênicas produzidas no Maranhão e destacar as ações e projetos do Xama Teatro se torna uma importante medida de democratização, descentralização e regionalização de saberes e práticas de grupos historicamente vulnerabilizados”
Programação na capital cearense
A programação em Fortaleza será iniciada a partir do dia 9 de maio, com a oficina Residência Experimentos Arcanos, ministrada por Renata Figueiredo, das 9h às 12h, no Porto Iracema das Artes, até o dia 11 de maio. Também na quinta-feira, uma sessão especial do espetáculo As Três Fiandeiras ocorre às 19h, no Teatro Dragão do Mar.
No dia 10, sexta-feira, também às 19h, o projeto apresenta o espetáculo A Vagabunda – Revista de Uma Mulher Só, no Teatro Dragão do Mar – no mesmo local, no dia 12, domingo, o público poderá conferir uma Narração de Histórias, a partir das 17h.
Na segunda semana de programação, serão duas ações formativas entre os dias 13 e 15 de maio, no Porto Iracema das Artes: a oficina Criação + Produção = Autogestão, por Nádia Ethel, das 9h às 12h; e a oficina A Construção da Cena, por Nicolle Machado, das 15h às 18h.
Já nos dias 16 e 17 de maio, serão realizados, respectivamente, os espetáculos A Besta Fera – Biografia Cênica de Maria Aragão e A Carroça É Nossa. Ambos às 19h, no Teatro Dragão do Mar.
Os ingressos de toda a programação podem ser retirados pela internet.


