Ingresso.com
Anúncios

Festival Feminino 2024 traz edição especial de música instrumental

Quarta edição ocorre em quatro cidades brasileiras: Belém, São Luís, Vitória e São Paulo.

6–8 minutos
Anúncios
Festival Feminino 2024 traz edição especial de música instrumental
Anúncios

O Feminino Instrumental, a quarta edição do Festival Feminino, foca no protagonismo das mulheres na música instrumental. Em formato de edição especial, será realizado em quatro capitais: Belém (PA), de 2 a 5 de maio; São Luís (MA), de 9 a 11; Vitória (ES), de 17 a 19; e São Paulo (SP) de 21 a 26 de maio, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, via lei federal de incentivo à cultura. Fora a capital paulista, as três demais cidades brasileiras recebem o evento pela primeira vez.

A programação é gratuita, e oferece ao público shows com grandes instrumentistas do cenário nacional, grupos locais e DJs. Além da música, traz intervenções poéticas, performances, artes visuais com VJs e sessões de cinema, com mostras de filmes com protagonismo feminino e que dialogam com os temas do festival.

A música instrumental no Festival Feminino 2024 vem bem representada pelos shows da Funmilayo Afrobeat Orquestra (em Vitória e São Luís), de Lívia Mattos (em Belém e São Luís), da Flaira Ferro: Projeto Verê (em Belém e São Paulo) e Duo Gisbranco (em Vitória).

Cada cidade terá ainda shows com artistas locais, são elas: Tamboiara Amazônia (PA), Layse e as Sinceras (PA), Thaynara Oliveira (MA), FemmeFusion (MA), Quarteto Zuri (ES), Thaysa Pizzolato (ES), Mulheres de Ilú (SP), Obscênicas (SP), Vanille Goovaerts, Miriam Momesso e Franci Oliver em Trio (SP) e roda de choro com as Filhas da Noite (SP).

O feminino na música instrumental. Todos os avanços conquistados para as mulheres são motivos de celebração, entretanto, ainda há um longo caminho adiante. Desde 2018, o Festival Feminino se propõe a ser mais uma plataforma de avanço nas pautas de igualdade de gênero e respeito à diversidade, buscando criar outras representatividades em cenários ainda predominados por homens, como é o da ​​música instrumental.

​”Foi olhando para este cenário especificamente que o Festival trouxe esta edição especial​, que busca apresentar um recorte de mulheres​ que têm mudado essa realidade ao lançar carreiras e projetos maravilhosos dentro ​d​a música instrumental. Criando assim referências para novas gerações”

Débora Ribeiro e Dani Godoy, idealizadoras e organizadoras do festival, sócias na Ninas Agência Cultural

Trocas são sempre pertinentes na pauta do Festival Feminino. Desta forma, a edição ainda promove atividades onde o público pode também contribuir, participando, como é o caso das rodas de conversa sobre assuntos variados, já habituais no festival. Acontecem também as feiras criativas, um espaço para evidenciar e fomentar a produção de trabalhos femininos.

As feiras criativas ocorrem nas cidades de Belém, Feira Feminina Amazônia, e em São Paulo, onde será realizada em parceria com a Feira das Deusas.

A gastronomia é uma das novidades deste ano, que entra na programação com o objetivo de promover talentos e iniciativas do feminino que atuam neste segmento, em cada uma das cidades onde o evento é realizado. O Festival Feminino 2024 divulgará um guia com estabelecimentos gastronômicos liderados por mulheres, para que o público do Festival circule por estes locais e os divulgue, fortalecendo esta rede.

Programação Festival Feminino 2024, edição instrumental

Belém (PA), de 2 a 5 de maio, na Fundação Cultural do Estado do Pará

A programação em Belém inicia com cinema, quinta e sexta-feira, dias 2 e 3 de maio. Os shows e demais atividades acontecem no fim de semana, as atrações musicais nacionais têm abertura de artistas locais e projeções, sempre antecedidas por performances. A Feira Feminina Amazônia inicia a partir das 11h, no sábado e no domingo.

Sábado, 4 de maio, Flaira Ferro: Projeto Verê, novo projeto que traz a artista acompanhada por banda de instrumentistas de frevo, e show de abertura da Tamboiara Amazônia, tudo com projeções da Mhorgana. A discotecagem fica por conta da DJ Shayra Brotero e a performance poética com Priscila Cobra.

A roda de conversa no sábado será sobre Mulheres na Política, com as convidadas: Lorena Saavedra, Lívia Noronha, Vivi Reis, Bia Caminha e a Bancada Mulheres Amazônidas.

Domingo, 5 de maio, Lívia Mattos se apresenta e terá show de abertura com Layse e as Sinceras com participação especial de Leona Vingativa, as projeções serão da VJ Bella Reis. A DJ do dia será Jack Sainha e a performance poética com Suellen Corrêa.

A roda de conversa no domingo traz o tema A Criatividade Econômica em uma Amazônia Ancestral e Futurista, com as convidadas: Moara Tupinambá, Fogoyó, Mestra Deia (Iacá) e Luciana Porto.

São Luís (MA), de 9 a 11 de maio, no Teatro Arthur Azevedo e Cinema Sesc Deodoro

A programação em São Luís abre com cinema, na quinta e sexta-feira, 9 e 10 de maio, com curtas-metragens infantojuvenil e mostra de cineastas do Maranhão, com temáticas ligadas ao festival e roda de conversa. Os shows e demais atrações acontecem na sexta e sábado (10 e 11 de maio), as apresentações musicais nacionais têm abertura de artistas locais, tudo com projeções da VJ Ana Waleria.

Sexta-feira, 10 de maio, tem show da Lívia Mattos e abertura da Thaynara Oliveira. A DJ do dia será Vanessa Serra e a performance poética com Áurea Maranhão.

Sábado, 11 de maio, a programação traz a Funmilayo Afrobeat Orquestra e show de abertura da FemmeFusion. A discotecagem será por conta da DJ Gabriella Leão e a performance poética da Debs Poeta.

Vitória (ES), de 17 a 19 de maio, no Sesc Glória

A programação na cidade começa na sexta-feira com exibição de mostra de filmes, seguida por roda de conversa, e, no fim de semana, todas as demais atrações.

Sábado, 18 de maio, será o show da Funmilayo Afrobeat Orquestra, com show de abertura do Quarteto Zuri. A performance poética será o slam com Gaany e Juh d’lyra. Discotecagem com a DJ Negana e projeções da VJ Joani Souza.

Domingo, 19 de maio, se apresentam o Duo Gisbranco e Thaysa Pizzolato, também a performance poética de Rany Baby e discotecagem por conta da DJs Gegeo.

São Paulo (SP), dias 21, 25 e 26 de maio, na Casa de Francisca (abertura) e Vila Itororó

Na terça-feira, 21 de maio, será o evento de abertura do festival na capital paulista, no Largo e Cine Porão da Casa de Francisca. A partir das 19h30, bartender e a DJ Janaina Nas aquecem os convidados no bar, para a gravação ao vivo (21h), de um episódio especial do programa Peixe Voador com o tema ‘Corpo Liberto’, de Patrícia Palumbo, trazendo entrevista com as convidadas Filipe Catto e Assucena, seguido de pocket show de Filipe (22h).

No fim de semana, ocorre toda a programação da edição em SP, na Vila Itororó. A partir das 12h, começa a feira criativa, em parceria com a Feira das Deusas. As artes visuais estarão representadas nas projeções da VJ Kelly Pires, operadas pela VJ Lui. A apresentação do Festival será feita pela Kimani.

Sábado, 25 de maio, a programação musical inicia com a roda de choro das Filhas da Noite (13h), depois show com as Mulheres de Ilú e Alessandra Leão. A discotecagem estará por conta da DJ Evelyn Cristina e performance poética com Mel Duarte.

Domingo, 26 de maio, o festival traz shows com Vanille Goovaerts, Miriam Momesso e Franci Oliver em Trio, depois Obscênicas e, encerrando a programação desta edição, Flaira Ferro: Projeto Verê, novo projeto que traz a artista acompanhada por banda de frevo instrumental. A DJ Flávia Durante toca o baile nos intervalos e a performance poética será com Assucena, autora do Manifesto 2024.

Manifesto

A cada edição do Festival Feminino, é evidenciado um tema para reflexão e que norteia ações no festival. O Manifesto 2024 do Festival Feminino é o ‘Corpo Liberto‘, assinado pela artista Assucena. A mensagem destaca a caminhada feminina pela liberdade de simplesmente ser, numa sociedade ainda presa em princípios, estereótipos e padrões que reprimem e limitam as mulheres.

Um mundo melhor é igualitário e diverso! O Festival Feminino busca evidenciar a representatividade do feminino por meio de ações artísticas, a fim de contribuir para a construção de uma sociedade pautada pela equidade de gênero e pelo respeito à diversidade. O Festival Feminino é para todas e todos.

O Festival Feminino 2024 é viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura Lei Rouanet, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, realização da Ninas Agência Cultural, Ministério da Cultura e Governo Federal União e Reconstrução.

Gostou do conteúdo? Leia outros destaques; contribua com o debate deixando seu comentário; acompanhe as atualizações pelo canal no WhatsApp; e siga os perfis nas principais redes sociais.

É jornalista ou assessor de imprensa e deseja ter seu conteúdo publicado pelo mauricioaraya.com? Saiba como entrar em contato e incluir dados no seu mailing.

Leia mais

Anúncios

Boletim

Receba notícias no seu e-mail

Editorias: , , , , ,
Anúncios

Sobre o autor