A cena cultural de Fortaleza ganha toques maranhenses a partir desta quinta-feira, 9 de maio, com o início da temporada especial do projeto O Teatro Te Xama: 15 anos em 15 dias, do grupo maranhense Xama Teatro, que celebra os 15 anos de atividade do coletivo teatral. A programação – que é gratuita, com ingressos que podem ser retirados pela internet – conta com oficinas, espetáculos e narração de histórias oferecidos gratuitamente ao público, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do governo federal.
O dia da estreia em terras cearenses será em grande estilo, com duas atrações especiais na Praia de Iracema: a oficina Residência Experimentos Arcanos, ministrada por Renata Figueiredo, das 9h às 12h, no Porto Iracema das Artes (que será realizada até o dia 11 de maio); e uma sessão especial do espetáculo As Três Fiandeiras, que ocorrerá às 19h, no Teatro Dragão do Mar.
Para a atriz e arte-educadora Renata Figueiredo – que atua e também participou da composição das músicas de As Três Fiandeiras -, os espetáculos escolhidos para o projeto de comemoração dos 15 anos do Xama Teatro reforçam a transformação destas peças a cada nova apresentação.
“São espetáculos que representam muita força e resistência. Se tornaram peças importantes para o teatro maranhense e, também, para a nossa trajetória. Para esta temporada especial, nosso objetivo foi fazer uma síntese dos trabalhos que a gente já faz e que temos bastante intimidade, levando ao público o que a gente vem experimentando no decorrer dos anos”
Renata Figueiredo, atriz
Nesta sexta-feira, 10 de maio, às 19h, o projeto apresenta o espetáculo A Vagabunda – Revista de Uma Mulher Só, no Teatro Dragão do Mar. No domingo (12), no mesmo local, o público poderá conferir uma Narração de Histórias, a partir das 17h.
“Nesta grande temporada que temos feito, estamos oferecendo apresentações de espetáculos do nosso repertório, assim como atividades paralelas nas formas de oficinas e residência e ações para público infantil por meio da narração de histórias. É uma mostra de como o grupo Xama Teatro se esforça em cada trabalho para encontrar, na vontade de um, a voz de uma multidão”
Nicolle Machado, atriz, diretora profissional e integrante do coletivo
Mais atividades
Na segunda semana de programação, serão duas ações formativas entre os dias 13 e 15 de maio, no Porto Iracema das Artes: a oficina Criação + Produção = Autogestão, por Nádia Ethel, das 9h às 12h; e a oficina A Construção da Cena, por Nicolle Machado, das 15h às 18h.
Já nos dias 16 e 17 de maio, serão realizados, respectivamente, os espetáculos A Besta Fera – Biografia Cênica de Maria Aragão e A Carroça É Nossa. Ambos às 19h, no Teatro Dragão do Mar.


