A consultoria maranhense Su Causa Mi Causa firmou uma parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para promover painéis sobre o mercado de negócios de impacto socioambiental durante o Nordeste ON (NEON) 2024, o maior evento de empreendedorismo e inovação do Nordeste. O evento ocorre nos dias 6 e 7 de junho em João Pessoa, na Paraíba.
De acordo com o gerente de Inovação e Tecnologia do Sebrae no Maranhão, César Guimarães, o NEON, é o evento de culminância do programa de aceleração de startups do Sebrae Nordeste.
“É a grande congregação de todos os esforços dos nove estados para que as nossas startups, os negócios acelerados, possam apresentar suas soluções para o mercado, possam buscar novas parcerias, investimentos, e se posicionar como solução de tecnologia, de inovação dentro do ecossistema nordestino”
Dentro desse ecossistema, os negócios de impacto socioambiental são empresas que, através da lógica de mercado, venda de produto ou serviço, geram impacto socioambiental positivo. Em outras palavras, a atividade principal desses negócios beneficia diretamente pessoas com faixa de renda mais baixa, as chamadas classes C, D e E, ou auxilia no combate a problemas ambientais.

A parceria entre Sebrae e Su Causa Mi Causa repete a dobradinha de sucesso que realizou o mesmo painel no NEON 2023, em São Luís. Para este ano, novos painelistas de destaque nacional irão participar da edição da Paraíba, como a gestora do Parque Tecnológico Horizontes da Inovação (Paraíba), Mayara Costa.
“Enquanto evento que também apoia inovação social, o NEON é uma oportunidade de prospecção de negócios, é uma vitrine do que há de melhor no Nordeste, na Paraíba. Durante o evento lançaremos dois editais da nossa chamada Conectando Startups, para desenvolver inovações nos setores de Energia e Longevidade. Minha expectativa é que tecnologias sociais sejam potencializadas no evento e consequentemente nas nossas chamadas de investimento”
Mayara Costa, que vai apresentar o trabalho do Parque Horizontes no painel da Su Causa Mi Causa
Já a diretora da empresa Solos, Saville Alves, vai apresentar o trabalho de seu negócio ambiental, que gerencia resíduos sólidos. “O NEON representa a força e o potencial de transformação do ecossistema regional, evidenciando as capacidades únicas de quem vive e conhece a nossa realidade. Fico muito feliz de participar de mais uma edição a convite do Su Causa Mi Causa e poder trocar com tantas pessoas sobre aprendizados e conquistas, fazer negócios e ampliar minhas redes de conexões”, destaca.
Para a diretora da Su Causa Mi Causa, Monique Moraes, a parceria com o Sebrae tem sido fundamental para dar visibilidade ao setor de negócios socioambientais.
“O papel da Su Causa Mi Causa é fomentar o ecossistema de impacto, e fazemos isso conectando empresas com empreendedores sociais. Nos posicionamentos nacionalmente como uma consultoria de impacto que quer descentralizar o investimento do eixo sul-sudeste e atraí-lo para a região Nordeste, além de movimentar o setor privado regional para apoiar iniciativas locais. Para que esse trabalho flua de forma eficiente, buscamos organizações como o Sebrae como parceiro, porque a construção de um ecossistema de negócio e de uma cultura de investimento de impacto precisam ser feitas em rede”
O evento promete reunir líderes do setor de inovação, especialistas, investidores e empreendedores, criando um ambiente propício para networking e troca de conhecimentos. A programação dos painéis incluirá temas como financiamento de negócios de impacto, estratégias para escalar soluções sociais e ambientais, e casos de sucesso que têm transformado a realidade de muitas pessoas na região.
Programação completa dos painéis da Su Causa Mi Causa no NEON 2024
6 de junho
- Painel Investimento em negócios de impacto: entendendo ferramentas e estratégias;
- Monique Moraes (Su Causa Mi Causa), Rafael Moreira (Amaz), Mayara Costa (Parque Tecnológico Horizonte da Inovação) e Igor Rocha (Afro Saúde);
- Palco: Vale dos Dinossauros.
7 de junho
- Painel Soluções sustentáveis e empresas: negócios de impacto como aliados das metas ambientais;
- Saville Alves (Solos), Eduardo Auada (Semear) e César Viegas (Sebrae-MA);
- Palco: Vale dos Dinossauros.


