Os espaços culturais mantidos pelo Instituto Cultural Vale na Amazônia Legal lançaram, esta semana, o Edital Apoia. O Centro Cultural Vale Maranhão (CCVM), no Maranhão, e a Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (CCCC), no Pará, destinarão um total de R$ 800 mil, exclusivamente, a projetos de profissionais da cultura popular dos respectivos Estados onde estão inseridos, com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Serão 40 projetos premiados com o valor de R$ 10 mil, cada, por Estado. O processo de seleção será feito por um comitê técnico composto por profissionais especialistas do Instituto Cultural Vale e por consultores externos locais e nacionais. As inscrições ocorrem poderão ser feitas até 16 de agosto de 2024, pela internet – veja o regulamento e a ficha de inscrição -, por Correios e via WhatsApp nos números (98) 99107-4164 (Maranhão) e (94) 99272-6562 (Pará).



Em sua quinta edição no Maranhão, o Edital Apoia já beneficiou 211 projetos, entre espaços culturais, grupos de Bumba Meu Boi, Tambor de Crioula, Reisado e Caixeiras do Divino, ações de salvaguarda, artes circenses, mestres e mestras, escolas de samba, artesãos e comunidades quilombolas.
“Para além de uma ação de reconhecimento dos detentores da cultura popular brasileira, o Edital Apoia trabalha para que as expressões continuem vivas. O trabalho envolvido nessa ação resulta na democratização do acesso da Lei Federal de Incentivo à Cultura, fazendo com que recursos cheguem a lugares aonde não chegariam, ajudando mestres e mestras a continuar produzindo cultura de base. Além disso, o edital proporciona um mapeamento da produção de cultura popular no Estado, nos ajudando a entender os movimentos de produção realizados durante os anos”
Gabriel Gutierrez, diretor do CCVM
O edital vai selecionar propostas em diversas linguagens artísticas como música, dança, festejos, celebrações, entre outras. “O Edital Apoia vem se consolidando como uma importante iniciativa de valorização dos saberes de artistas, grupos e fazedores de cultura da região amazônica. Promover esse edital pela CCCC mostra o compromisso com a pluralidade das expressões culturais presentes nos territórios e comunidades”, reforça Gabriela Sobral Feitosa, coordenadora da CCCC, que realiza o Edital Apoia pela quarta vez.


