Ingresso.com
Anúncios

TV Brasil estreia série de dramaturgia ‘Centro Liberdade’

Obra independente de ficção foi produzida por meio do edital do Prodav TVs Públicas.

2–3 minutos
Anúncios
TV Brasil estreia série de dramaturgia ‘Centro Liberdade’
Anúncios

A TV Brasil estreia o seriado de dramaturgia Centro Liberdade na programação a partir desta sexta-feira, 19 de julho, com episódios semanais às 23h. Inédita na telinha, a trama gaúcha acompanha as polêmicas envolvidas no possível fechamento de um centro comunitário na capital Porto Alegre. O conteúdo independente foi realizado por meio do edital do Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Audiovisual Brasileiro (Prodav) TVs Públicas.

Com 10 capítulos, a produção mostra como a rotina de um bairro humilde da periferia é afetada pela ameaça de término das atividades do centro comunitário. A obra de ficção tem como protagonistas do elenco os atores Kaya Rodrigues, que vive a jovem assistente social Gabriela, e Rafa Sieg, no papel do burocrata Rodrigo.

Conflitos sociais na periferia urbana

O término das atividades no espaço vai prejudicar os moradores da Vila Liberdade que utilizam serviços essenciais, como farmácia popular e creche para as crianças. Essas pessoas vão precisar se deslocar para outro centro comunitário bem distante de onde vivem.

A série parte dessa premissa e adquire contornos dramáticos ao revelar as relações de poder nas periferias urbanas brasileiras. A história discute como política, religião, forças policiais e tráfico se enfrentam no cotidiano em que, às vezes, pouco se importam com os legítimos interesses da população.

A produção destaca como a situação tensa não impede que os personagens mantenham seus sonhos e amores ainda que encarem dilemas em um cenário repleto de violência e corrupção. A atração dramatúrgica retrata os conflitos sociais sem ignorar a perspectiva humana daqueles que lutam para sobreviver e almejam um futuro melhor mesmo diante das injustiças e desesperanças.

Jovem de origem humilde recém-formada em Serviços Social, Gabriela é contratada de forma temporária para ajudar na transferência do Centro Liberdade para um novo endereço. Responsável pelo gerenciamento de três centros comunitários da região, Ricardo exige que a moça realize a mudança o mais rápido possível, sem traumas que possam afetar a sua imagem ou a do prefeito.

Ao se envolver com o cotidiano das pessoas da comunidade, a idealista Gabriela reconhece os desafios da realidade periférica e toma a decisão de ir contra a orientação do chefe. Ela se engaja na causa dos moradores e inicia um movimento para manter o centro comunitário do bairro no seu devido lugar.

Valorização do conteúdo independente

A série Centro Liberdade traz para a programação da TV Brasil uma obra independente de dramaturgia com o sotaque gaúcho. As locações do seriado incluíram os bairros Bom Jesus, Cruzeiro do Sul e Partenon, além de outros locais de Porto Alegre. A caracterização do figurino também se baseia no vestuário local. No ar às sextas, às 23h, a produção tem horário alternativo na telinha durante a madrugada, às 3h. O seriado tem classificação indicativa de 16 anos.

Escrita e dirigida por Bruno Carvalho, Cleverton Borges e Livia Ruas, a trama ficcional desenvolvida pela Prana Filmes é um dos conteúdos audiovisuais selecionados pela linha de fomento do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), através do Prodav TVs Públicas. O seriado foi filmado em 2021 no Rio Grande do Sul.

Gostou do conteúdo? Leia outros destaques; contribua com o debate deixando seu comentário; acompanhe as atualizações pelo canal no WhatsApp; e siga os perfis nas principais redes sociais.

É jornalista ou assessor de imprensa e deseja ter seu conteúdo publicado pelo mauricioaraya.com? Saiba como entrar em contato e incluir dados no seu mailing.

Leia mais

Anúncios

Boletim

Receba notícias no seu e-mail

Editorias: , , ,
Anúncios

Sobre o autor