A Caixa Econômica Federal passou passa a disponibilizar, nesta segunda-feira, 12 de agosto, o pagamento de depósitos judiciais à Justiça Federal por meio do PIX. A solução vai agilizar os processos de custódia e o cumprimento de obrigações judiciais, permitindo sua efetivação de forma imediata e com maior comodidade.
A previsão é que essa nova forma de pagamento seja expandida para todas as esferas da Justiça, abrangendo os tribunais estaduais, trabalhistas, eleitorais, militares e superiores, conforme explica o vice-presidente de governo da Caixa em exercício, Cristiano Medeiros.
“O depósito judicial com PIX representa um reposicionamento da Caixa no segmento e uma importante entrega para a Justiça Federal, em especial nos casos em que há necessidade de comprovação imediata do depósito, como nos casos de fiança, por exemplo. A jornada traz agilidade e segurança para a Justiça e amplia o portfólio de serviços da Caixa para o Poder Judiciário”
Cristiano Medeiros
O depósito judicial é um instrumento legal que garante o pagamento de uma obrigação financeira dentro de um processo judicial. Além de garantir o cumprimento de obrigações, a modalidade preserva bens disputados, efetua pagamentos determinados judicialmente e assegura a segurança financeira durante o processo. A Caixa é a segunda instituição financeira do país em volume de depósitos judiciais, tendo fechado o primeiro trimestre de 2024 com saldo total de R$ 130 bilhões.


