Clássico dos Anos 90, O Máskara, protagonizado por Jim Carrey, celebra nesta quarta-feira, 14 de agosto, 30 anos de lançamento. Baseado nas histórias em quadrinhos de Mike Richardson, lançadas na Década de 1980, o filme narra a história de Stanley Ipkiss, um tímido e desajeitado bancário interpretado por Carrey. Após um dos piores dias de sua vida, Stanley encontra a máscara do deus escandinavo Loki. Ao colocar o artefato, ele se transforma em um ser verde com coragem e senso de humor sobrenaturais, sempre vestido em um icônico terno amarelo. Com seus novos poderes, o anti-herói combate o crime em Edge City e se diverte ao lado da dançarina Tina (Cameron Diaz), namorada do gângster Dorian Tyrrell (Peter Greene), que planeja destruir Stanley e se apoderar da máscara para usá-la para o mal.
No Brasil, a marcante voz de Jim Carrey em O Máskara ganhou vida por meio do dublador Marco Ribeiro. Este trabalho foi um dos primeiros de Ribeiro como a voz de Carrey, e sua performance cativante e enérgica tornou-se um dos grandes sucessos de sua carreira. Com o tempo, Marco Ribeiro consolidou sua posição como o principal dublador de Jim Carrey no Brasil, imortalizando a parceria em mais de 30 produções.
Neste aniversário de 30 anos, Marco Ribeiro relembra momentos do processo de dublagem de O Máskara, destacando como ele conseguiu incorporar os trejeitos característicos de Carrey em sua interpretação vocal.
“O Jim tem um jeito único de atuar, e suas produções sempre representam um desafio gratificante. Em O Máskara, tivemos a oportunidade de incorporar esses trejeitos em nossas interpretações de voz, elevando não apenas a qualidade da produção, mas também tornando a dublagem um elemento especial para o público brasileiro”
Marco Ribeiro iniciou a carreira em 1985 na lendária Herbert Richers como dublador, tendo atuado anteriormente como locutor de rádio. Pela VTI Rio, atuou como dublador e diretor de dublagem. Em 1988, iniciou contrato como ator na TV Manchete, trabalhando sob a direção de Jayme Monjardim. Em 1990, à convite, inicia como Diretor de Dublagem na empresa Cinevideo. Em 1994, Marco Ribeiro fundou a Audio News. Em seu currículo, Marco também reúne o contrato como ator com a TV Globo por cinco anos. Em 2013 tornou-se sócio da empresa Wan Marc de Dublagem.


