Ingresso.com
Anúncios

Desorientada, Aneel muda patamar da bandeira vermelha, e cobra tarifa extra ‘mais leve’

Redução do patamar foi feita após correção de dados do Programa Mensal de Operação pelo ONS.

1–2 minutos
Anúncios
Desorientada, Aneel muda patamar da bandeira vermelha, e cobra tarifa extra ‘mais leve’
Anúncios

Pouco menos de uma semana depois de anunciar, pela primeira vez em pouco mais de três anos, o acionamento da bandeira tarifária vermelha patamar 2 – a mais severa do sistema – para o mês de setembro, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) reduziu para bandeira vermelha patamar 1 a cobrança de taxa extra nas contas de energia elétrica. A redução, segundo a agência, ocorre após a correção de informações do Programa Mensal de Operação (PMO), de responsabilidade do Operador Nacional do Sistema (ONS).

Com isso, a Aneel solicitou à Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) avaliação das informações e recálculo dos dados. Agora, serão cobrados, dos consumidores, R$ 4,463, e não R$ 7,877, a cada 100 quilowatts-hora (kWh).

A bandeira vermelha patamar 2 havia sido acionada em razão da previsão de chuvas abaixo da média em setembro, resultando em expectativa de afluência nos reservatórios das hidrelétricas do país (em cerca de 50% abaixo da média). O cenário de escassez de chuvas, somado ao mês com temperaturas superiores à média histórica em todo o país, faz com que as termelétricas, com produção mais cara que as hidrelétricas, passem a operar mais.

A mudança de patamar após seu anúncio, no entanto, é incomum, já que o acionamento das bandeiras tarifárias segue um calendário: a de setembro já estava programada para ser divulgada em 30 de agosto. A de outubro será divulgada até 27 de setembro; a de novembro, até 25 de outubro; de dezembro, em 29 de novembro; e, se nada mudar, a bandeira tarifária acionada para janeiro de 2025 deve ser divulgada até 27 de dezembro de 2024.

A bandeira vermelha não era acionada desde agosto de 2021. Uma sequência de bandeiras verdes foi iniciada em abril de 2022 e interrompida apenas em julho de 2024 com bandeira amarela, seguida de bandeira verde em agosto.as como as termelétricas.

A diretoria da Aneel informou que serão instaurados processos de fiscalização para auditar procedimentos dos agentes envolvidos na definição da PMO e cálculo das bandeiras tarifárias.

Gostou do conteúdo? Leia outros destaques; contribua com o debate deixando seu comentário; acompanhe as atualizações pelo canal no WhatsApp; e siga os perfis nas principais redes sociais.

É jornalista ou assessor de imprensa e deseja ter seu conteúdo publicado pelo mauricioaraya.com? Saiba como entrar em contato e incluir dados no seu mailing.

Leia mais

Anúncios

Boletim

Receba notícias no seu e-mail

Editorias: , ,
Anúncios

Sobre o autor