Ingresso.com
Anúncios

Serasa derruba 18,5 mil páginas de anúncios falsos nas redes sociais só em 2024

Do total, pelo menos 6 mil contaram com denúncias registradas por consumidores lesados; especialistas dão dicas de como se proteger para evitar prejuízos financeiros.

1–2 minutos
Anúncios
Serasa derruba 18,5 mil páginas de anúncios falsos nas redes sociais só em 2024
Anúncios

De janeiro a agosto de 2024, a Serasa derrubou 18,5 mil páginas falsas em redes sociais, após denúncias feitas pelos próprios consumidores. Segundo a empresa, promessas enganosas para elevar a pontuação de score ou ofertas milagrosas para limpar o nome são as preferidas dos golpistas de internet, sempre com imagens apelativas, mensagens chamativas e senso falso de urgência, criando ansiedade no público. “Os criminosos mentem que são representantes da Serasa ou garantem ter um ‘contato quente’ dentro da empresa”, avisa Patrícia Camillo, gerente de prevenção a fraudes da Serasa.

Em 2024, a sofisticação dos criminosos aumentou, pois houve um aumento no volume de vídeos manipulados com inteligência artificial que forjam imagem e voz de celebridades, políticos conhecidos ou jornalistas renomados. Nesse tipo de golpe, os fraudadores oferecem acordos fictícios e descontos agressivos para atrair usuários mais vulneráveis, justamente os que estão em busca de reorganizar suas finanças. Para enfrentar esses ataques, a Serasa conta com suporte jurídico e apoio das próprias plataformas de redes sociais.

Caso o consumidor tenha sido alvo de fraude ou tentativa de golpe, pode solicitar a retirada da página ou do perfil supostamente falsos, que serão analisados por especialistas da empresa. Para ajudar a inibir os golpes, a Serasa reforça o Canal de Denúncias disponível pela internet e no aplicativo para celulares com sistemas Android e iOS. Além disso, a empresa também oferece um canal direto para denúncias de fraudes no webchat da Central de Ajuda e em seu WhatsApp oficial (11) 99575-2096.

Desde o início do ano, a plataforma já contabilizou mais de 6 mil links suspeitos enviados, que passam pela segunda etapa de análise para derrubada. “Ao denunciar, o consumidor evita que outros brasileiros sofram os mesmos constrangimentos ou prejuízos”, diz Pedro Santos, especialista em segurança da informação da empresa.

Gostou do conteúdo? Leia outros destaques; contribua com o debate deixando seu comentário; acompanhe as atualizações pelo canal no WhatsApp; e siga os perfis nas principais redes sociais.

É jornalista ou assessor de imprensa e deseja ter seu conteúdo publicado pelo mauricioaraya.com? Saiba como entrar em contato e incluir dados no seu mailing.

Leia mais

Anúncios

Boletim

Receba notícias no seu e-mail

Editorias: , ,
Anúncios

Sobre o autor