Ingresso.com
Anúncios

826 mil tentativas de fraude são evitadas no Brasil, que registra uma a cada 3,2 segundos

Volume registrado em maio representa queda de 4,2% em comparação com o mesmo período de 2023 e o segundo menor valor deste ano, de acordo com a Serasa Experian.

1–2 minutos
Anúncios
826 mil tentativas de fraude são evitadas no Brasil, que registra uma a cada 3,2 segundos
Anúncios

Dados do Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian mostram que, em maio de 2024, as camadas de proteção aplicadas durante autenticações de segurança evitaram mais de 826 mil tentativas de fraude. Os dados revelam uma queda de 4,2% comparado a igual período de 2023, mas a frequência mensal indica uma tentativa de fraude a cada 3,2 segundos. Do total, 69,4% das ocorrências foram detectadas por meio de inconsistências nos dados cadastrais proporcionados; em 24,4% foram indicados padrões fraudulentos associados à veracidade dos documentos e à validação biométrica dos clientes e em 6,2% foram identificados comportamentos suspeitos nos dispositivos, como por exemplo serem associados à fraude previamente.

Para o diretor de autenticação e prevenção à fraude da Serasa Experian, Caio Rocha, as tecnologias de prevenção à fraude são fundamentais para proteger clientes e instituições de golpistas.

“Essas soluções permitem que as instituições se adaptem rapidamente às novas ameaças. Com a evolução constante das técnicas de fraude, é crucial que as medidas de segurança sejam dinâmicas e capazes de responder a novos desafios. Do lado do cliente, garantem que suas transações estejam sempre seguras. Isso não só aumenta a confiança dos consumidores, mas também fortalece a relação entre eles e as instituições”

A exemplo dos outros meses, Bancos e Cartões foi o setor em que houve mais registro de fraudes (54,1%) e Telefonia o segmento com menor recorrência (1,8%). Em relação às idades, os cidadãos de 36 a 50 anos foram os que tiveram maior incidência das tentativas de fraude em maio (35,5%).

Os Estados do Sul e Sudeste continuam com a maior concentração de tentativas de fraude. No detalhamento por variação anual, o indicador mostra que houve queda em praticamente todas as Unidades Federativas (UFs), com destaque para Mato Grosso com a maior diminuição (-12,3%).

O indicador também trouxe a visão de que ocorreram 3,8 mil tentativas de fraude a cada milhão de habitantes no Brasil. No ranking por UFs, o DF liderou, seguido por Mato Grosso, Santa Catarina, São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul.

Gostou do conteúdo? Leia outros destaques; contribua com o debate deixando seu comentário; acompanhe as atualizações pelo canal no WhatsApp; e siga os perfis nas principais redes sociais.

É jornalista ou assessor de imprensa e deseja ter seu conteúdo publicado pelo mauricioaraya.com? Saiba como entrar em contato e incluir dados no seu mailing.

Leia mais

Anúncios

Boletim

Receba notícias no seu e-mail

Editorias: , , , , ,
Anúncios

Sobre o autor