O Instituto C&A tem inscrições abertas para a segunda edição do projeto IC&A de Portas Abertas que busca capacitar e ampliar o acesso ao mercado de varejo de moda para pessoas em situação de vulnerabilidade econômica a partir de 18 anos. A iniciativa de formação livre e presencial – com abordagem teórico-prática – tem como objetivo ensinar profissionais a se desenvolverem no setor do varejo de moda.
São ofertadas 40 vagas para cada uma das seguintes cidades: São Paulo, Campinas (SP), Taboão (SP), Rio de Janeiro, Florianópolis, São Luís, Belo Horizonte, Goiânia, Fortaleza, Belém e Salvador. Para se inscrever é necessário ter renda familiar de até quatro salários-mínimos, idade mínima de 18 anos e ensino médio concluído.
As inscrições, que ocorrem pela internet, estarão abertas até o dia 16 de outubro.
O curso ministrado será para atendimento ao público no varejo de moda. Os selecionados – que serão conhecidos até o dia 28 – terão aulas realizadas nas lojas da C&A Brasil, uma ajuda de custo de R$ 100 para alimentação e transporte, inscrição no banco de talentos do Instituto C&A e certificado de curso livre emitido pelo Instituto C&A.
“A 2ª edição do curso IC&A de Portas Abertas representa um passo significativo na missão da C&A de ser uma marca empregadora e inclusiva. Capacitar pessoas de diferentes origens e experiências não apenas enriquece o setor de varejo, mas também fortalece a cultura da C&A. Estamos comprometidos em criar oportunidades reais e acessíveis, conectando talentos a uma carreira promissora no varejo de moda. Esse é um investimento no futuro, tanto para os participantes quanto para o nosso setor”, afirma Maria Carolina Brasil Borghesi, vice-presidente de gente, cultura e ASG.
Em 2023, a 1ª edição em formato piloto impactou 90 pessoas. Neste ano, com as modalidades da Escola de Visual Merchandising (curso que capacitou estudantes em visual merchandising no varejo de moda) somado ao curso de atendimento no varejo, o projeto irá beneficiar mais de 500 participantes. “Pensamos nesses projetos como uma forma de proporcionar um intercâmbio de informações que estimule e incentive os jovens a atuarem no seguimento do varejo. Esperamos que os resultados de cada turma impulsionem oportunidade, visibilidade, inserção, inclusão, num contexto de um país mais equânime e plural”, diz Gustavo Narciso, diretor-executivo do Instituto C&A


