Ingresso.com
Anúncios

Santa Catarina é Estado que mais arrecada lâmpadas para destinação ambientalmente correta

Paraná e São Paulo também se destacam no ranking referente ao período de 2017 a 2024, segundo levantamento da Reciclus.

2–3 minutos
Anúncios
Santa Catarina é Estado que mais arrecada lâmpadas para destinação ambientalmente correta
Anúncios

A Reciclus, entidade gestora da logística reversa de lâmpadas com mercúrio no Brasil, apresentou dados sobre os Estados brasileiros que mais arrecadaram lâmpadas para a destinação ambientalmente correta de 2017 a 2024: Santa Catarina aparece em primeiro lugar no ranking com 11,5 milhões; seguido pelo Paraná, com 11,12 milhões; e, em terceiro lugar, São Paulo, com 9,88 milhões.

Os números elevados de coleta nos Estados do ranking são resultado de fatores como o ano de implementação dos coletores, a quantidade de pontos de coleta disponíveis e as ações locais de conscientização. Quanto mais cedo e estruturados esses processos, maior o volume coletado. No entanto, isso não diminui a importância do trabalho realizado por outros Estados, que, independentemente de sua posição no ranking, contribuem significativamente para o sucesso do programa e o avanço da sustentabilidade.

“O cumprimento do Acordo Setorial de Lâmpadas em todos os Estados é de grande importância, uma vez que promove avanços significativos na destinação ambientalmente adequada das lâmpadas fluorescentes. Além de assegurar a redução dos impactos ambientais, esse processo amplia o alcance de nossas ações, gerando efeitos positivos nos âmbitos social e econômico”, ressalta Camilla Horizonte, gerente de operações e marketing da Reciclus.

“A reciclagem de lâmpadas é fundamental para a preservação do meio ambiente e para a economia circular, reintegrando materiais à cadeia produtiva. O programa da Reciclus é crucial na coleta e destinação correta, minimizando impactos ambientais e promovendo a saúde pública. Além disso, a divulgação dos dados de arrecadação pode incentivar os Estados a implementarem mais iniciativas de reciclagem e educação ambiental”, complementa Natalia Fochi, gerente de sustentabilidade da entidade.

Como participar da logística reversa de lâmpadas fluorescentes

Comércios que vendem lâmpadas podem solicitar gratuitamente um coletor da Reciclus – em alguns casos, prefeituras ou secretarias de Meio Ambiente também são beneficiados. A entidade gestora oferece todo o suporte necessário para o transporte, instalação do ponto de entrega e retirada das lâmpadas, mediante solicitação da loja. Os estabelecimentos interessados em tornarem-se pontos de entrega de lâmpadas fluorescentes podem preencher o formulário disponível pela internet, e a associação avaliará a viabilidade de instalação de acordo com o número de coletores estipulado para a região.

Por ser responsável pela destinação ambientalmente adequada de lâmpadas fluorescentes de uso residencial, a Reciclus realiza esse processo sem nenhum custo para os parceiros. Atualmente, disponibiliza 3,9 mil pontos de entrega em 880 municípios de todos os Estados do Brasil. Para encontrar o local de descarte mais próximo, basta acessar a página eletrônica da entidade, clicar em ‘Onde descartar’ e buscar o local pelo seu CEP.

Gostou do conteúdo? Leia outros destaques; contribua com o debate deixando seu comentário; acompanhe as atualizações pelo canal no WhatsApp; e siga os perfis nas principais redes sociais.

É jornalista ou assessor de imprensa e deseja ter seu conteúdo publicado pelo mauricioaraya.com? Saiba como entrar em contato e incluir dados no seu mailing.

Leia mais

Anúncios

Boletim

Receba notícias no seu e-mail

Editorias: ,
Anúncios

Sobre o autor