No primeiro semestre de 2024, uma tentativa de fraude a cada três segundos no Brasil, totalizando 5,3 milhões no período, evitadas por meio das camadas de proteção aplicadas durante autenticações de segurança. Os dados são do Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian. Apenas em junho, o número foi de 860,96 mil ocorrências, 4,6% acima dos registrados no mesmo período de 2023.
Na visão por modalidade, 60,4% das tentativas de fraudes evitadas no semestre foram identificadas por inconsistências nos dados cadastrais; 33,2% por padrões fraudulentos ligados à autenticidade de documentos e validação biométrica e 6,4% pelos comportamentos suspeitos em dispositivos, como associações anteriores com fraudes.
Para o diretor de autenticação e prevenção à fraude da Serasa Experian, Caio Rocha, estar um passo à frente das fraudes é fundamental para combatê-las, garantindo que as instituições possam proteger a si próprios e aos clientes de forma eficaz.
“A confiança do consumidor é fortalecida quando ele sabe que suas informações estão seguras. Nosso Relatório de Identidade Digital e Fraude já revelou que o consumidor está cada vez mais familiarizado com o ambiente digital e prioriza a segurança, demonstrando maior confiança nas empresas que a garantem”
Bancos e Cartões foi o setor em que houve mais registro de tentativas de fraudes no semestre (54%) e Telefonia o segmento com a menor recorrência (4,7%). Em relação às idades, os cidadãos de 36 a 50 anos foram os que tiveram maior incidência das tentativas de fraude em junho (35,5%).
Fraudadores continuam se concentrando nas regiões Sul e Sudeste
No primeiro semestre deste ano, os Estados do Amapá, Acre e Roraima tiveram a menor participação no número de tentativas de fraude e Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo os maiores percentuais.
O indicador também traz a visão de que ocorreram, em média, 4,11 mil tentativas de fraude a cada milhão de habitantes no Brasil. No ranking por unidades federativas (UFs), o Distrito Federal liderou, seguido por Mato Grosso, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul.


