Em novembro de 2024, a aquisição de empréstimos empresariais apresentou queda de 3,7% na comparação com igual período de 2023, segundo o Indicador de Demanda das Empresas por Crédito da Serasa Experian. “Percebemos que essa foi a segunda retração em três meses, provavelmente refletindo o ambiente de juros mais restritivo. Nesse contexto, as empresas podem estar mais cautelosas e evitando contrair novas dívidas. O quadro de enfraquecimento na busca por recursos financeiros pode seguir nos próximos meses”, avalia a economista da Serasa Experian, Camila Abdelmalack.
Na visão por setor, a categoria ‘Demais’, que engloba empresas do segmento ‘Primário’, ‘Financeiro’ e do ‘Terceiro Setor’, foi a única que apresentou crescimento (8,7%) em novembro. ‘Indústria’ teve a maior derrocada (-8%), seguida por ‘Comércio’ (-5,8%) e ‘Serviços’ (-1,8%).
Empresas de grande porte registraram alta
Ainda em novembro, a análise por porte das companhias revelou que as ‘Grandes’ expressaram um resultado positivo (0,8%). Quedas foram observadas entre as ‘Micro e Pequenas’ (-3,8%) e as ‘Médias’ de (-2,1%).
Dentre as Unidades Federativas (UFs) do país, Espírito Santo (5%) e Minas Gerais (0,1%) tiveram crescimento na demanda das empresas por crédito. O Rio de Janeiro apresentou a maior retração do período (-12%), seguido por Pernambuco (-10,9%).


