Ingresso.com
Anúncios

Crianças e adolescentes podem fazer musculação? Especialista responde

Treinos são seguros e trazem benefícios para crianças e adolescentes, desde que sejam acompanhados por profissional

1–2 minutos
Anúncios
Crianças e adolescentes podem fazer musculação? Especialista responde
Anúncios

Você sabia que a musculação está se tornando a nova moda entre crianças e adolescentes? Só que mais do que apenas querer músculos definidos, os jovens estão descobrindo que levantar pesos pode ser uma forma divertida de ficar forte e saudável. Mas será que é seguro para eles? Com tanta energia e vontade de se movimentar, é hora de descobrir também como a musculação pode ser uma aliada nessa fase da vida.

Para começar, fique tranquilo: os treinos são seguros e trazem benefícios para crianças e adolescentes, desde que sejam acompanhados por um profissional com a orientação certa para cada idade e nível de desenvolvimento. “O treinamento de força pode trazer melhorias na força muscular, resistência, composição corporal, saúde óssea e até mesmo na autoestima desses jovens. Fortalece ligamentos, tendões e musculatura, condicionamento físico e performance“, explica o professor do curso de educação física do Centro Universitário Estácio São Luís, Hirlon Braga.

Segundo orientações da American Academy of Pediatrics, a criançada deve praticar atividade física por no mínimo 20 a 30 minutos, de duas a três vezes por semana, adicionando cargas de acordo com a melhora da força muscular.

Indico começar pelo treinamento de resistência muscular que tem como principal objetivo fortalecer toda a musculatura do corpo, incluindo os músculos que estabilizam a coluna. Isso melhora a postura, reduz a sobrecarga nas articulações, alivia dores musculares e previne possíveis lesões

Por isso, na hora de se exercitar, lembre que a atenção deve ser redobrada com o volume, a carga, a intensidade dos treinos e a recuperação neuromuscular dos jovens na vida fitness. “O volume significa quantidade total de trabalho realizado no treino, incluindo o número de séries e repetições. A carga representa o peso ou resistência utilizada durante o exercício. A intensidade indica o grau de esforço ou dificuldade do exercício e a recuperação neuromuscular é o período necessário para que os músculos se recuperem após o treinamento”, finaliza Hirlon.

Gostou do conteúdo? Leia outros destaques; contribua com o debate deixando seu comentário; acompanhe as atualizações pelo canal no WhatsApp; e siga os perfis nas principais redes sociais.

É jornalista ou assessor de imprensa e deseja ter seu conteúdo publicado pelo mauricioaraya.com? Saiba como entrar em contato e incluir dados no seu mailing.

Leia mais

Anúncios

Boletim

Receba notícias no seu e-mail

Editorias: , ,
Anúncios

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Sobre o autor