Ingresso.com
Anúncios

Segredo da longevidade: como envelhecer com vitalidade

Inspiração de grandes ícones brasileiros revela como manter corpo e mente ativos para um envelhecimento saudável

1–2 minutos
Anúncios
Segredo da longevidade: como envelhecer com vitalidade
Anúncios

É possível envelhecer de forma saudável e ativa? Alguns exemplos entre os famosos mostram que sim. Um exemplo é a atriz Fernanda Montenegro, que, aos 96 anos, tem uma carreira renomada internacionalmente, continua envolvida em projetos de cinema e em turnês teatrais. Representantes não faltam também no Maranhão: aos 78 anos, a cantora Alcione segue com seu vozeirão marcante e acabou de finalizar uma turnê de shows pelo Brasil e Portugal. A fórmula para tamanha vitalidade na terceira idade foi inclusive pauta da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em 2025. A prova pedia que os estudantes dissertassem sobre o tema Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira.

Priscilla Correia
Priscilla Correia

Qual a fórmula da longevidade produtiva? Para a professora do curso de psicologia da UniFacimp Wyden, Priscilla Correia, o segredo está em fazer atividades prazerosas que também exercitam a mente, mantendo-a ativa.

A leitura, por exemplo, traz inúmeros benefícios para o cérebro, fortalece as conexões neurais, desenvolve o vocabulário e o pensamento crítico. Auxilia ainda na redução dos níveis de estresse e ajuda a prevenir doenças como Alzheimer

Físico e mental

Atividades físicas são alternativas que beneficiam não só o corpo, mas também a mente. A psicóloga cita o exemplo do pilates, que oferece vantagens físicas e mentais, como fortalecimento muscular, melhora da consciência corporal e do equilíbrio, além de contribuir para a saúde mental e o bem-estar, com ganhos como melhora da concentração, alívio do estresse e melhor qualidade do sono, fatores diretamente ligados à manutenção de uma mente ativa.

Envelhecimento com vitalidade
Leitura fortalece conexões neurais, desenvolve vocabulário e pensamento crítico (Foto: Freepik)

Além da mente, o corpo também deve ser priorizado. O professor do curso de educação física da Estácio, Raphael Furtado, recomenda que pessoas na terceira idade pratiquem pelo menos 150 minutos de atividades moderadas por semana. Além disso, devido às perdas provocadas pelo processo de envelhecimento, como redução da massa óssea, da massa muscular e, consequentemente, da força, é essencial que participem de programas de exercícios que envolvam treinamento de força e equilíbrio. Nesse sentido, a musculação é uma modalidade altamente eficiente para esses objetivos.

Gostou do conteúdo? Leia outros destaques; contribua com o debate deixando seu comentário; acompanhe as atualizações pelo canal no WhatsApp; e siga os perfis nas principais redes sociais.

É jornalista ou assessor de imprensa e deseja ter seu conteúdo publicado pelo mauricioaraya.com? Saiba como entrar em contato e incluir dados no seu mailing.

Leia mais

Anúncios

Boletim

Receba notícias no seu e-mail

Editorias: ,
Anúncios

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Sobre o autor