Teorias, conceitos, fórmulas matemáticas, exercícios e raciocínio posto à prova. Esses são desafios comuns de quem está se preparando para entrar em uma universidade. É tanto conteúdo para ser aprendido e memorizado que, sem a organização e a disciplina adequadas, é fácil ficar pelo caminho. A boa notícia é que, com algumas dicas simples, dá para elevar o rendimento ao máximo e ficar mais confiante para os desafios das provas.
A coach de estudos do Colégio e Pré-Vestibular Audaz, Carol Germano, explica que o primeiro passo é reconhecer a sua forma de aprendizado, se possível, dentro da própria escola.
Hoje em dia, temos acesso a muitas técnicas de estudo. Ter esse acompanhamento dentro da escola é fundamental para que o aluno compreenda qual é seu perfil de aprendizado e, a partir disso, desenvolva estratégias personalizadas para os pontos que precisam ser melhorados
A especialista enumera quatro dicas que podem fazer o momento de estudos render ainda mais.
Compreenda o seu estilo de aprendizagem
Cada estudante possui um perfil de aprendizado diferente e, por isso, um modo de aprendizado que funcionará melhor para ele. O método Vark, desenvolvido na Década de 1990, propõe que a aprendizagem ocorre por meio de diversas habilidades, que podem ser visual, auditiva, leitura e escrita ou sinestésica.
“Tem gente que aprende melhor escrevendo, outros organizam mapas mentais e há quem prefira ouvir uma aula gravada ou fazer associações de palavras. O aluno precisa identificar o que funciona para ele e estruturar o seu aprendizado a partir daí”, explica Carol Germano.
Faça a revisão ativa dos conteúdos
Segundo Carol Germano, simplesmente ler ou ouvir a explicação do professor pode tornar o aprendizado abstrato.
“Fazer resumos é uma excelente estratégia de memorização. Antes de reler um conteúdo, o ideal é tentar lembrar o que foi estudado e depois conferir as informações. Isso ajuda a fortalecer as conexões neurais e tornar o aprendizado mais duradouro”, ensina.
Resolva exercícios para exercitar a teoria
A prática de exercícios também é um dos pilares do aprendizado. Resolver questões ajuda a consolidar a teoria estudada e a identificar pontos que precisam ser reforçados.
“O estudo não é apenas um ato de repetição, mas um processo biológico e neurológico que precisa de cuidado para ser eficiente”, pontua a coach de estudos.
Vá além da cópia
Outro aspecto importante é evitar a simples cópia de conteúdos. Personalizar o material de estudo e adaptá-lo ao estilo individual de aprendizado é muito mais efetivo, afirma a especialista.
“Entender o próprio perfil de aprendizado e aplicar técnicas voltadas para o modo como você raciocina fazem toda a diferença na preparação para o vestibular. Com planejamento, revisão ativa e prática constante, os estudantes podem melhorar sua performance e alcançar melhores resultados sempre”, conclui.



Deixe um comentário