Ingresso.com
Anúncios

Pão nosso de cada dia: como escolher a melhor opção para consumo

Tradicional pão do café da manhã dos brasileiros ganha versões mais saudáveis, para começar o dia com energia

2–3 minutos
Anúncios
Pão nosso de cada dia: como escolher a melhor opção para consumo
Anúncios

Nada como iniciar o dia com um bom café da manhã, não é mesmo? Essa refeição indispensável na rotina do brasileiro continua bastante tradicional e traz consigo o pão como o protagonista, geralmente acompanhado de um café. É o que revelou uma pesquisa realizada pelo Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria (Sindipan), mostrando que cerca de 76% dos brasileiros consomem pão na primeira refeição do dia. E já que esse é um item quase certo nas manhãs do brasileiro, o que não faltam são opções e variedades para compor a mesa.

Thalita Cavalcante Guadagnini, nutricionista do Grupo Mateus
Thalita Cavalcante Guadagnini, nutricionista do Grupo Mateus

Segundo a nutricionista do Grupo Mateus, Thalita Cavalcante Guadagnini, quando consumidos com moderação, os pães são boas fontes de carboidratos e, portanto, oferecem uma importante reserva energética para o organismo. Para Thalita, o que faz a diferença é o tipo de pão.

Pães integrais, por exemplo, contém fibras, que ajudam no controle dos níveis de açúcar no sangue, além de fornecerem vitaminas e minerais

Ela também indica outra opção saudável: os pães com sementes e grãos, que possuem maior valor nutricional, além de serem fontes de fibras e antioxidantes. Esses nutrientes favorecem o bom funcionamento do intestino, fortalecem o sistema imunológico e auxiliam na prevenção de doenças crônicas, como diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares.

Além disso, os antioxidantes presentes nos grãos ajudam a combater os radicais livres, que estão associados ao envelhecimento precoce e a processos inflamatórios no organismo

Restrições alimentares

Ter restrições alimentares, como diabetes ou doença celíaca, não significa que você precise passar longe de um pãozinho. Afinal, existem alternativas. “Quem tem diabetes pode optar por pães integrais para evitar picos de glicose, enquanto que os celíacos, que não podem consumir glúten, podem optar por pães preparados com farinha de arroz ou farinha de milho, que não contêm glúten nem apresentam adição excessiva de açúcar ou gorduras”, orienta.

Em qualquer caso de restrição alimentar, o ideal é contar com o acompanhamento de um nutricionista para orientação adequada. Esse profissional pode indicar combinações equilibradas de alimentos que atendam às necessidades específicas de cada pessoa, garantindo não apenas a segurança da dieta, mas também a manutenção da energia e do bem-estar ao longo do dia. Partiu comer um bom pãozinho com café?

Gostou do conteúdo? Leia outros destaques; contribua com o debate deixando seu comentário; acompanhe as atualizações pelo canal no WhatsApp; e siga os perfis nas principais redes sociais.

É jornalista ou assessor de imprensa e deseja ter seu conteúdo publicado pelo mauricioaraya.com? Saiba como entrar em contato e incluir dados no seu mailing.

Leia mais

Anúncios

Boletim

Receba notícias no seu e-mail

Editorias: , , , ,
Anúncios

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Sobre o autor