A aguardada 6ª edição do Sonora – Festival Nacional de Compositoras em São Luís está chegando – e a programação completa do evento foi divulgada oficialmente, com oito compositoras maranhenses selecionadas, que irão celebrar a música autoral feminina feita no Maranhão nesta sexta-feira e sábado, 24 e 25 de outubro, no Casarão Laborarte (rua Jansen Miller, nº 42), no Centro Histórico de São Luís, com entrada gratuita e aberta a todos os públicos e gêneros.
Resumo
O Sonora 2025 reúne oito compositoras maranhenses em dois dias de shows no Casarão Laborarte;
Oficinas e bate-papos abordam mercado musical e gestão de carreira feminina;
Festival integra rede internacional que valoriza a mulher compositora e a música autoral.
Entre as artistas, escolhidas pelas curadoras Isabella Bretz, Deyla Rabelo e Amanda Drumont, estão: ADH4RAA, Clara Madeira, Emanuele Paz, Klicia, Lidhia, OHANA, Paula Nordestina e Rayssa Jamylle.

“Cada uma delas traz uma trajetória única, marcada por identidade, força criativa e expressão musical plural. Seguimos celebrando o protagonismo feminino na música, conectando vozes, territórios e sonoridades”, analisa Deyla Rabelo, curadora e produtora executiva do festival em São Luís.
Realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura do Maranhão (Secma), do governo do Maranhão, o Sonora 2025 terá, também, espaço para outras atividades em sua programação no Laborarte, como oficina, bate-papo e o ‘Espaço Kids’ – voltado para a criançada, que estará ativo nos dois dias de evento, durante as primeiras horas de shows.

No dia 24, a curadora Amanda Drumont realizará o bate-papo Hackeando o sistema: falando de mercado musical, das 16h às 18h. Na ação, serão abordadas questões importantes para o trabalho do artista local, tais como: estratégias de comunicação, curadoria musical contemporânea e como hackear o sistema do mercado musical estando fora do eixo econômico do país.
Já no sábado, dia 25, das 8h às 12h e das 14h às 18h, o Sonora São Luís terá uma atividade para profissionalização da carreira musical, com a oficina Afina: ocorre, que será ministrada pela produtora cultural Mariana Cronemberger, e focará na formação prática e intensiva focada em mulheres artistas, abordando desde a criação de materiais profissionais (release, portfólio, EPK) até a gestão de carreira, finanças e comunicação.

Ambas as atividades são gratuitas, com vagas limitadas, livres para todos os gêneros e sujeitas à lotação do espaço. Já os shows em cada dia iniciam a partir das 18h30 – a programação terá, também, discotecagem e performance especiais da cantora Camila Reis (no dia 24, com as convidadas especiais Luciana Pinheiro e Andréa Frazão) e do grupo Samba de Mina (no dia 25).
Sonora – Festival Internacional de Compositoras
Considerado um dos maiores movimentos artísticos-culturais com foco em dar visibilidade e legitimar a presença da mulher compositora no cenário musical, rompendo com a lógica que a reconhece apenas como intérprete, o Sonora é realizado em São Luís desde 2016 e fortalece individualmente cada compositora por meio da coletividade, fomentando a criação e divulgação de trabalhos autorais através de shows 100% autorais e atividades complementares, por meio de diversas ações, como debates, oficinas e exposições.
Palco para celebração da música autoral feminina e nascido a partir da hashtag #mulherescriando, criada pela musicista Deh Mussulini, como um gesto simples e poderoso para mostrar ao mundo que há muitas mulheres criando música, o Sonora conquistou repercussão imediata – e inspirou compositoras, de diferentes lugares, a se unirem para colocar a mulher compositora no centro da cena.
Hoje, presente em mais de 60 cidades de 16 países, o Sonora conecta o Maranhão a uma rede internacional que celebra a diversidade de estilos, histórias e perspectivas femininas, reafirmando a música como território de liberdade, expressão e equidade.
Sonora – Festival Nacional de Compositoras
Sexta-feira, 24 de outubro
- 16h às 18h – Bate-papo: Hackeando o sistema, falando de mercado musical, com Amanda Drumont;
Local: Casarão Laborarte; - A partir das 18h30 – Programação artística: discotecagem Fê Marques e shows de Lidhia, ADH4RAA, Clara Madeira e Emanuele Paz; participação especial: Camila Reis, com as convidadas Luciana Pinheiro e Andréa Frazão;
- Espaço Kids: ativo durante boa parte das primeiras horas da programação noturna no Laborarte.
Sábado, 25 de outubro
- Das 8h às 12h e das 14h às 18h – Oficina: Afina o Corre – Gestão e Apresentação Profissional para Mulheres da Música, com Mariana Cronemberger;
Local: Casarão Laborarte; - A partir das 18h30 – Programação artística: biscotecagem com DJ Babi Botega e shows de Paula Nordestina, Ohana, Rayssa Jamylle e Klicia; participação especial: grupo Samba de Mina;
- Espaço Kids: ativo durante boa parte das primeiras horas da programação noturna no Laborarte.



Deixe um comentário