Nesta quarta-feira, 3 de dezembro, em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar), o Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau) em São Luís – rua Zoé Cerveira, nº 120, bairro da Alemanha – promove um mutirão de coleta de sangue, das 8h às 16h. A iniciativa, que integra o calendário de Responsabilidade Social, é aberta ao público e ocorre no auditório da Instituição de Ensino Superior (IES).
A campanha tem como objetivo impulsionar a reposição do estoque do banco de sangue do Hemomar, assim como incentivar a doação voluntária. Uma bolsa de sangue coletada armazena cerca de 450 ml e tem a capacidade de salvar até quatro vidas. O reitor da Uninassau São Luís, Josivan Alves, destaca a importância da participação da população nesse ato de compaixão ao próximo.
Participar dessa ação é um gesto simples, mas de enorme significado. Cada doação pode salvar vidas e oferecer esperança a quem enfrenta momentos de extrema necessidade. Quando a comunidade se mobiliza para ajudar o próximo, fortalecemos a saúde de todos e os laços de solidariedade que sustentam uma sociedade mais humana e justa
Para doar sangue, é necessário apresentar documento de identificação com foto, ter entre 16 e 69 anos, estar saudável, pesar acima de 50kg, estar bem alimentado, não consumir alimentos gordurosos três horas antes da doação, ter dormido seis horas na noite anterior, não ter ingerido bebida alcóolica nas últimas 12 horas, não ter se exposto a contaminação por doenças transmissíveis e não ter feito tatuagens no último ano. No caso dos menores de idade, o Hemomar recomenda a apresentação do termo de consentimento para doação de sangue para menores de 18 anos, que precisa estar assinada pelo responsável legal.
Não pode doar pessoas que passaram por um quadro de hepatite após os 11 anos ou têm evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: hepatites B e C, Aids (vírus HIV, doenças associadas aos vírus HTLV 1 e 2 e Doença de Chagas). O mesmo vale para quem já usou drogas ilícitas injetáveis.



Deixe um comentário