Uma das maiores conquistas na carreira de um jornalista, certamente, é ser capaz de fazer a cobertura de uma visita presidencial. De início, o maior desafio é aprofundar-se em uma editoria que os jornalistas de web não estão muito acostumados, sobretudo os de pequenas redações. Estar em um seleto grupo de profissionais que vão acompanhar a agenda presidencial é um privilégio, e posso dizer que, no Imirante, conquistei o know-how em pelo menos duas visitas presidenciais, do à época presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Maranhão, uma em 2009 e outra em 2010.
A primeira ocorreu em dezembro de 2009, quando o presidente esteve em São Luís para fazer a entrega dos apartamentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Rio Anil, projeto que beneficiou quase 300 famílias, e solenidade do programa Minha Casa, Minha Vida.
À época, Lula veio acompanhado da então ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff; ministro de Minas e Energia, o maranhense Edison Lobão; recepcionados pela então governadora do Maranhão, Roseana Sarney.
Na oportunidade, Lula destacou o crescimento econômico no Norte e Nordeste do país, e já prometia uma segunda visita, que ocorreria pouco mais de um mês depois.
Nós resolvemos fazer com que o Brasil crescesse no Norte e Nordeste. E por isso é que vocês vão ver a hora que começar a terraplanagem da Refinaria da Petrobras, a quantidade de máquinas e trabalhadores trabalhando aqui no Maranhão
Em janeiro de 2010, Lula retornou ao Maranhão, desta vez para lançar a pedra fundamental da Refinaria Premium I da Petrobras, no município de Bacabeira.
A refinaria seria instalada em uma área de 2,1 mil hectares e tinha previsão de iniciar as operações em 2013, mas nunca saiu do papel.


Deixe um comentário